segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Japão antigo

 Localização no espaço e no tempo: O Japão é um país asiático composto por ilhas maiores e milhares de pequenas ilhas. sua geografia montanhosa, com vulcões e poucas áreas cultiváveis influenciou sua história, dificultando a unificação política. Sua história inicia no período pré-Jomon, que se estende de 35 mil a.C. até aproximadamente 12 mil a.C.



Política e sociedade: períodos -  Jomon (10.000-300 a.C.), Yayoi (300 a.C.-300 d.C.) e Kofun (300-538).
1 - Período Jomon - recebe este nome devido a cerâmico de jomon (“desenhos do cordão”) com alto grau de exuberância e complexidade. Caçavam, pescavam e coletavam (frutas, nozes, raízes), cultivavam inhame, taro, feijão, soja, urushi (laca-japonesa), arroz. Viviam longos períodos em um mesmo lugar e por isto construíam casa madeira como abrigo. Existiam ligações entre  diferentes grupos o que possibilitou o comércio entre eles. Possuíam uma espiritualidade tendo Dogu como deusas  mais conhecida, enterravam os mortos. Usavam ornamentos de pedra, argila, cabelo, pedra, osso e chifre "inclusive para diferenciar a hierarquia assim como modificações corporais como tatuagens e afiar os dentes", roupas feitas de peles de animais, penas de aves e cascas de árvore.

2 - Período Yayoi: Surgiu em Kyushu, espalhando-se gradualmente para o leste e subjugando a cultura Jomon, até chegar aos distritos do norte de Honshu. A cerâmica encontrada na região de Yayoi em Tóquio tinha utilidade prática, assim como os objetos de bronze (espadas, lanças, espelhos) e os utensilhos como machados, facas, foices, enxadas, pontas de flechas. Destaque para o cultivo de arroz e a produção de tecidos em teares usando fibras vegetais. Os túmulos passam a ser marcados por montes de terra ou círculos de pedras e os mortos enterrados em grandes urnas de barro ou caixões de pedra.

3 - Período Kofun: Neste período há um grande desenvolvimento cultural, com influência da Coreia e com o Budismo e a escrita vindo da China.   "Trata-se da era mais antiga da história registrada no Japão, quando ele passa a ser unificado sob um único reino. O símbolo do crescente poder dos novos líderes do Japão foram os túmulos kofun, construídos em larga escala, daí o nome do período." O clã Yamato estabelece a Casa Imperial controlando o comercio em toda região.


Economia:

Desde o século XII o Japão seguia o sistema de "xogunato" semelhante ao feudalismo, onde o xogum era o chefe político, militar e espiritual (sem poder efetivo). No século XVI os japoneses tiveram o primeiro contato com o ocidente, com a chegada de navegadores portugueses. Após este contato permanecem mais dois séculos de isolamento onde nem mesmo trocas comerciais eram permitidas.


 Religião:

Xintoísmo: crença religiosa que surgiu no Japão, composta por lendas e mitos onde encontra-se a origem do mundo, da vida e da família imperial japonesa, este nome surgiu a partir da expressão Kami-no-Michi que significa "Caminho dos deuses". Sua origem remonta pré-históricas japonesas e no sistema tribal baseado em clãs de período joomon (8 mil a.C.),  ganhou destaque no século VI como religião oficial porém em 1946 a nova constituição japonesa (criada após a derrota do Japão na segunda guerra mundial) defende a liberdade religiosa  Não possui dogma, leis, código moral ou profeta fundados baseando-se no respeito e culto a natureza e na relação homem-natureza influencia vários aspectos da vida de seus seguidores que a adotam em seus cotidianos mesmo que já tenham, seus ensinamentos surgem no século VIII com os primeiros textos como o Kojiki e o Nihon Shoki (conjunto de escritas sagradas) . Esta receptividade a novas culturas e religiões é uma de suas características. Politeísta composta por vários kami (deuses) cada um responsável por um elemento específico da natureza e do Cosmos assim todos os elementos da natureza são deuses (substâncias, forças e leis da natureza). Os  principais Kami são: Amaterasu Oo-mikami, a grande deus Sol; Tsukiyomi-no-Mikoto, o deus Lua; e Susano-O-no-Mikoto, o deus do mar e das tempestades. Os deuses possuem várias formas como seres humanos, animais, tempetades, pedras, rios, estrelas, montanhas homens importantes (grandes sábios e guerreiros) ... são espíritos de consciência com poderes limitados (mas capazes de intervenções no mundo cotidiano), vivem em um lugar chamado Takama-no-hara, que significa "Alta Planície do Céu". Culto a natureza e aos ancestrais através de cerimônias que possuem quatro etapas: a purificação (limpeza da boca e das mãos com água, banhos rituais, jejum antes das cerimônias); oferendas (pequenos amuletos, pinturas e objetos, arroz, sal e saquê); preces e a festa sagrada, realizadas em casa ou nos templos buscam estabelecer o equilíbrio entre o ser humano e a natureza. Está religião se opõe ao comportamento do homem ocidental que vê a natureza como algo a ser dominado e subjugado, busca uma conexão com a natureza. Possui uma autoridade teológica principal, o kannushi ou mestre do kami (que pode ser homem ou mulher) e estima-se que atualmente 119 milhões de pessoas seguem o xintoísmo.

Xintoísmo no Brasil: praticado por uma pequena comunidade, formada por descendentes ou imigrantes japoneses. "O principal Templo Xintoísta do Brasil está localizado no estado de São Paulo e faz rituais e cerimonias em homenagem aos antepassados, além de manter a tradição e a filosofia do xintoísmo entre os japoneses que residem no Brasil."


Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=SE4j-q3zzqg
https://www.youtube.com/watch?v=vjuMU2ea-bA
https://www.youtube.com/watch?v=Zr2T0aI1m90

Referências:
https://www.educabras.com/artigos/pormenor/historia/japao_antigo
https://www.todamateria.com.br/xintoismo/
https://www.significados.com.br/xintoismo/
https://www.estudopratico.com.br/economia-do-japao/
https://www.suapesquisa.com/historia/japao_antigo.htm
https://coisasdojapao.com/2020/01/como-era-a-vida-da-sociedade-pre-japonesa-no-periodo-jomon/
https://coisasdojapao.com/2018/10/voce-conhece-todas-as-classes-guerreiras-do-japao-feudal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário