quinta-feira, 19 de junho de 2014

América - Aspectos econômicos

América Anglo-saxônica

Agropecuária


















Utiliza técnicas modernas neste setor. Conta com os belts (ou cinturões): áreas especializadas em determinadas culturas, como o trigo, em Saskatchewan, no Canadá, e no norte das planícies centrais dos Estados Unidos. Destaque para a produção de carne, leite e grãos – principalmente milho e trigo.
















Extrativismo mineral


















Grandes reservas de diversos minerais, como petróleo, gás natural, ouro e cobre. Os EUA, no entanto, precisam importar recursos minerais para atender a grande demanda interna.

Indústria


EUA  amplo e variado parque industrial,  vasta produção de bens de consumo e de tecnologia, além do setor de serviços. Por isso, a economia estadunidense é usada como parâmetro da economia mundial e o dólar ainda é a moeda mais utilizada nas transações internacionais.
Canadá  principais indústrias: automotiva, a alimentícia e a aeronáutica.

Bloco econômico


NAFTA - North American Free Trade Agreement: O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) integra as economias dos EUA, do Canadá e do México, Iniciado em 1988 por norte-americanos e canadenses, o bloco recebe a adesão dos mexicanos em 1993. Com ele, consolida-se o intenso comércio regional da América do Norte. O Nafta entra em vigor em janeiro de 1994, com um prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países membros, Canadá, EUA e México.

América Latina

Agricultura


Pequenas e médias propriedades rurais: produzem 70% de todos os produtos que compõe a alimentação básica da sociedade; destaque - milho, feijão, batata, inhame e mandioca.; nível tecnológico modesto (devido a falta de auxílios financeiros e assessoria técnica); baixa produtividade.




Sistema de PLANTATION: grandes latifúndios de produção monocultora; elevados índices de produtividade; visam à exportação; destaque - cana-de-açúcar, café, soja, trigo, cacau e frutas tropicais;  recebem incentivos do governo - créditos ( influência da bancada ruralista - deputados e senadores; e influências externas de países que querem que seus mercados internos sejam supridos pelos produtos vindos destas propriedade). 

Pecuária





Praticada de forma semi-intensiva, são criadas raças bovinas europeias em regiões de clima frio e a raça zebu em áreas de clima tropical. Visa a produção de carne, leite, frango; exportação de carne, principalmente bovina, ´para a Europa e outros continentes.

Extrativismo



Extrativismo vegetal: extração do látex da seringueira, em toda a Floresta Amazônica (Brasil, Colômbia, Peru e Bolívia); do quebracho, no Pantanal (Argentina, Paraguai e Brasil); de madeira, em quase toda a América Central, Brasil e Chile; babaçu e carnaúba, no Brasil.


Extrativismo animal: destaque pesca - Peru e Chile



Extrativismo mineral: petróleo - destaque México, Venezuela.Brasil, Argentina, Colômbia e Equador; ferro - Chile (maior exportador do mundo), Brasil (segundo maior exportador do mundo),  Peru;  Manganês - Brasil ( um dos cinco maiores produtores mundiais); estanho - Brasil e Bolívia; chumbo - Peru e México; níquel - Cuba; prata - México e Peru; zinco - Peru; bauxita - Brasil e Venezuela;  platina - Colômbia.




Indústria

Destaque para:  indústrias tradicionais - alimentícias e têxteis; e de beneficiamento - de minérios ou produtos agropecuários. Alguns países possuírem um setor industrial mais diversificado, que varia desde a indústria de base até a tecnologia de ponta, como Brasil,  Argentina e  México.

As multinacionais na economia latino-americana



Multinacionais na América Latina: século XX - devido às condições favoráveis, como mão-de-obra (farto número de trabalhadores e baixos salários), matéria prima (concentração de recursos naturais e leis ambientais não rigorosas), mercado consumidor (países populosos com milhões de pessoas propícias a consumir) e isenção de impostos (os países dão incentivos fiscais para a instalação de uma empresa). Dominam vários ramos industriais como automobilístico, alimentício, siderúrgico, metalúrgico e eletroeletrônico. Esse processo impediu o surgimento de empresas nacionais.

Bloco econômico



MERCOSUL - Mercado Comum do Sul: Criado em 1991. Em 1995, instala-se uma zona de livre comércio (90% das mercadorias fabricadas nos países membros comercializadas internamente sem tarifas de importação). Estrutura física e administrativa sediada em Montevidéu - mercado potencial de 220 milhões de consumidores e um PIB de 1,1 trilhão de dólares.  Atuais membros Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela.

OBS
ALCA: A Área de Livre Comércio das Américas (Alca) surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba. As negociações para consolidação da Alca estão congeladas, pois, entre os seus objetivos não revelados, um era minimizar a influência do Brasil no Mercosul.




















Referências:
guiadoestudante.abril.com.br (dicas para vestibular)
www.mundoeducacao.com (dicas para ENEM e vestibular)
www.mundovestibular.com.br (inclui dicas para o ENEM)
www.greenpeace.org/