sábado, 14 de março de 2015

Brasil - região nordeste

Região Nordeste

Estados: Maranhão - MA (São Luís), Piauí - PI (Teresina), Ceará - CE (Fortaleza), Rio Grande do Norte - RN (Natal), Paraíba - PB (João Pessoa), Pernambuco - PE (Recife), Alagoas - AL (Maceió), Sergipe - SE (Aracaju), Bahia - BA (Salvador).
Limites: ao sul com Minas Gerais e Espírito Santo; ao norte e a leste com oceano Atlântico; e a oeste com Pará, Tocantins e Goiás.
Área: 1 554 291,607 km²
Número de municípios: 1.794 (2013)
População: 55.794.694 (2013)
Densidade demográfica (2013): 35,9 hab./km² 
Principais Cidades da Região Nordeste: Alagoas - Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Penedo, União dos Palmares e Santana do Ipanema; Bahia - Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Porto Seguro, Camaçari e Jequié; Ceará -  Juazeiro do Norte, Canindé, Crato, Sobral, Barbalha; Maranhão - Açailândia, Imperatriz, Timon, Caxias, Bacabal, Balsas, Codó e Santa Inês;  Paraíba - Campina Grande, Santa Rita, Patos, Souza, Cajazeiras e Cabedelo; Piauí - São Raimundo Nonato, Picos, Canindé; Pernambuco - Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Caruaru; Rio Grande do Norte - Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Ceará-Mirim, Macaíba e Caicó; Sergipe - Lagarto, Estância e Itabaiana.
Praias: 3.338km , sendo a Bahia o estado com maior extensão litorânea com 938km e o Piauí com a menor, com 60km de litoral. 
Mortalidade infantil (por mil): 20,5 (2012)
Analfabetismo: 16,6% (2013)

Relevo:

O relevo da Região Nordeste possui dois grandes planaltos: Borborema e bacia do rio Parnaíba. Chapadas como a chapada Diamantina, na Bahia, onde encontramos o pico mais alto da região, o pico do Barbado com 2.033 metros de altitude. A  depressão Sertaneja-São Francisco, parte dos planaltos e serras do Leste-Oeste, planícies e tabuleiros litorâneos.


Planalto da Borborema: Constitui-se na mais importante feição geomorfológica do Nordeste oriental. A exposição de suas encostas, voltadas para leste e sudeste, e a dimensão do seu relevo exercem papel fundamental na concentração de umidade, na formação de solos mais profundos e na existência da vegetação de floresta, típica dessa sub-região nordestina. Estendendo-se de Alagoas ao Rio Grande do Norte, o grande conjunto planáltico da Borborema apresenta três aspectos no seu modelado: a escarpa, as superfícies elevadas dos maciços e as superfícies baixas pediplanadas.


Espinhaço: Faz parte de um conjunto de terras elevadas e se estende desde os arredores de Juazeiro na Bahia até a parte central de Minas Gerais. Abrange na Região, a Serra Geral do centro-norte de Minas e Bahia até os arredores do Pico das Almas e a Chapada Diamantina.


Chapadões e Chapadas: Compreendem a porção meridional dos Estados do Maranhão e do Piauí e as "cuestas", delimitando quase toda a bacia sedimentar do Nordeste ocidental. É possível também encontrar testemunhos sedimentares na porção oriental da Região, a exemplo da Chapada do Araripe, compreendida entre os Estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, e a do Apodi, no Rio grande do Norte.


Grandes Depressões: Os maiores destaques são a Depressão Sanfranciscana, a cearense e a do Meio Norte. A Sanfranciscana situa-se ao longo do percurso do Rio São Francisco, especialmente na Bahia e em Pernambuco. A cearense limita-se ao sul pela Chapada do Araripe, a leste pela Borborema e a oeste pela frente da "cuesta" da Ibiapaba. Existe nesta depressão uma série de maciços "inselberge", destacando-se dentre eles o de Baturité e a da Meruoca. A do Meio-Norte, localizada no Nordeste ocidental, teve a sua superfície retrabalhada pela erosão fluvial, originando uma série de vales encaixados.


Dunas
Litoral nordestino: Corresponde a uma faixa de terras de características diversificadas dividida em dois conjuntos: o litoral setentrional e o litoral oriental. O litoral setentrional corresponde ao trecho que vai do rio Curupi, no Maranhão, até o Cabo de São Roque no Rio Grande do Norte, onde se apresentam as "rias maranhenses", os cordões arenosos, as dunas e os tabuleiros. O litoral oriental estende-se do Rio Grande do Norte até a Bahia, encontrando-se ao longo desse trecho, uma diversidade de formas litorâneas como: restingas, dunas, lagunas, mangues, tabuleiros da formação Barreiras e colinas. A essas feições da geomorfologia dessa sub-região litorânea, somam-se também a embocadura do Rio São Francisco e a baía de Todos os Santos
Tabuleiros

Vegetação:

Varia bastante, existem trechos de Mata Atlântica, restinga, caatinga, cerrado, manguezais, entre outros. Abaixo segue as vegetações mais importantes:
Mata Atlântica: também conhecida como floresta tropical úmida, originalmente poderia ser encontrada em toda faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, mas hoje devido a desmatamento só existe 5% da mata original. Na região nordeste ocupa pequenas áreas da região próxima ao litoral.


Mata dos Cocais: vegetação de transição entre os climas semi-árido, equatorial e tropical. Abrange os estados do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e parte do Ceará. Suas árvores nativas são a carnaúba e o babaçu.


Cerrado: mesmo ocupando 255 do território brasileiro, no Nordeste ele só está presente no sul do Maranhão e no oeste baiano. Suas características são árvores baixas, com galhos tortos, gramínea e solo com alta acidez.


Caatinga: é a vegetação típica do sertão e do interior, muita rica ecologicamente suas principais espécies são a aroeira, cactos, pereiro e leguminosas.


Vegetações litorâneas e matas ciliares: na vegetação litorânea podemos incluir os mangues, restingas e dunas, importantes ecossistemas para preservação de rios e lagoas e espécies de crustáceos, já as matas ciliares podem ser encontradas no cerrado ou na Zona da Mata, são pequenas florestas nas beiras dos rios com bastante material orgânico no solo e são responsáveis pela preservação dos rios e mares.
Mangues



Restinga



Matas ciliares



Clima: 

Dias sempre ensolarados e clima ameno, temperatura média entre 20° e 28° C. Áreas localizadas acima de 200m e no litoral oriental a média é de 24° a 26°C. Na Chapada Diamantina e no Planalto da Borborema as temperaturas médias chegam a ser inferiores a 20°C . O índice de precipitação anual varia entre 300 à 2.000mm. O município de Cabaceiras na Paraíba, tem média de menos de 300mm de precipitação por ano, sendo considerada a cidade mais seca do Brasil. 


Existem quatro tipos de clima na Região Nordeste:
Equatorial úmido: presente em uma pequena parte do Maranhão, na divisa com o Piauí;
Litorâneo úmido: vai do litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte;
Tropical: está presente nos estados da Bahia, Maranhão Ceará e Piauí;
Tropical semi-árido: todo o sertão nordestino;

Hidrografia

Apesar de estar com 72,24% de seu território dentro do Polígono da Seca (municípios sujeitos a repetidas crises de prolongamento das estiagens) a Região Nordeste possui cinco bacias hidrográficas.
Rios Principais: rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio Piranhas-Açu e rio Una.
Usinas Hidrelétricas: Sobradinho, Paulo Afonso, Três Marias e Xingó.



Bacia do São Francisco: formada pelo rio São Francisco e seus afluentes é a mais importante da região. Possui quatro hidrelétricas - Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó. 
Bacia do Parnaíba: é a segunda mais importante, drena boa parte do Piauí, parte do Maranhão e Ceará;
Bacia do Atlântico Nordeste Oriental: abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Seus principais rios são - Jaguaribe, Capibaribe, Acaraú e Paraíba.
Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental: fica entre a região Norte e a Nordeste, localiza-se praticamente em todo o estado do Maranhão. Suas sub-bacias formam mangues, várzeas, babaçuais.
Bacia do Atlântico Leste: divide-se entre os estados da Bahia e Sergipe, no Nordeste e Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste. Sua principal atividade econômica é a pesca.

Sub-regiões:

Meio-norte: faixa de transição entre o sertão semi-árido e a região amazônica. Apresenta clima úmido e vegetação exuberante, à medida que avança para o oeste.
Zona da mata: estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. O clima é tropical úmido, com chuvas mais frequentes no outono e inverno. O solo é fertil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar desde o início da colonização.


Agreste: área de transição entre a zona da mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nessa sub-região, os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira.
Sertão: extensa área de clima semi-arido, chega até o litoral, nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. As atividades agrícolas sofrem grande limitação, pois os solos são rasos e pedregosos e as chuvas, escassas e mal distribuídas. A vegetação típica é a caatinga. O rio São Francisco é a única fonte de água perene.

Aspectos humanos

Segunda maior região do Brasil em quantitadade populacional, atrás somente do Sudeste brasileiro. A população do Nordeste, segundo estimativas do IBGE para 2013, é de 55.794.707 habitantes, a densidade demográfica é de 35,8 habitantes para cada quilômetro quadrado. As capitais, exceto Teresina – localiza-se ao longo do litoral, o que indica a grande concentração populacional e econômica do Nordeste nessa faixa da região. Mais de 60% da população nordestina reside em cidades litorâneas. O estado da Bahia é o  mais populoso da região, com mais de 15 milhões de habitantes, seguido pelo estado do Ceará, que possui mais de 8,7 milhões de pessoas residentes, segundo dados de 2013.


Formação étnica:
Parda 62,5% 
Branca 29,2% 
Preta 7,8% 
Indígena e amarela 0,5% 
A miscigenação étnica e cultural:  Ceará,  Paraíba e Rio Grande do Norte, predominaram os caboclos já em outras, como a Bahia, Piauí, Pernambuco e o Maranhão, os mulatos predominam Os cafuzos também são muito comuns no Maranhão. Em torno de um quarto dos nordestinos tem ancestralidade predominantemente européia (portugueses e holandeses). As migrações da população nordestina para outras regiões, notadamente o Sudeste e alguns pontos do Centro-Oeste e Sul, sempre foram um marco dessa região. Tal processo ocorreu em função das concentrações históricas e políticas, que resultaram na saída de muitas pessoas para outras localidades. Atualmente, diante das mudanças progressivas nas estruturas sociais e do inchamento das grandes cidades brasileiras, está em curso um processo de volta dos migrantes para suas origens, a chamada migração de retorno, algo que deve consolidar-se nos próximos anos.



Cultura Nordestina: a cultura é bem diversificada e representa a união cultural de brancos (principalmente portugueses), índios e negros africanos. Na culinária, podemos destacar pratos típicos como, por exemplo, acarajé, vatapá, sarapatel, sururu e carne-de-sol. No campo da música, existem vários rítmos populares (axé, samba, xote, forró, xaxado, samba-de-roda, frevo e baião). Literatura de cordel nordestina, tendo como principal representante Patativa de Assaré. Nas festas típicas nordestinas, destaca-se o bumba-meu-boi e as micaretas.

Aspectos econômicos

Agropecuária: cana-de-açúcar (principal produto), tabaco, algodão, caju, manga, uva, acerola e cacau. A cana-de-açúcar é cultivada, principalmente, na região litorânea, onde encontramos o massapé, solo escuro, argiloso e muito fértil. Na pecuária, existe uma importante criação de bovinos nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco.


Recursos minerais: petróleo e o gás natural, produzidos na Bahia, em Sergipe e no Rio Grande do Norte. Na Bahia, o petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado no Pólo Petroquìmico de Camaçari. O Rio Grande do Norte é responsável por 11% da produção nacional, segundo maior produtor de petróleo do país, atrás do Rio de Janeiro. Produz também 95% do sal marinho consumido no Brasil. Produção de gesso em Pernambuco, corresponde á 95% do total brasileiro. O Nordeste possui ainda jazidas de granito, pedras preciosas e semipreciosas.


Turismo: O grande número de cidades litorâneas com belas praias, contribui para o desenvolvimento do turismo. Muitos estados investem na construção de parques aquáticos, complexos hoteleiros e pólos de ecoturismo. Esse crescimento, no entanto, favorece a especulação imobiliária, que em muitos casos ameaçam a preservação de importantes ecossistemas.


A cultura nordestina, é um atrativo à parte para o turista. Em cada estado, há danças e hábitos seculares preservados. As rendas de bilros e a cerâmica, são as formas mais tradicionais de artesanato da região. As festas juninas em Caruarú (PE) e Campina Grande (PB), são as mais populares do país. O nordeste é a região brasileira que abriga o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, título concedido pela UNESCO. Alguns exemplos são a cidade de Olinda (PE), São Luís (MA) e o centro histório do Pelourinho, em Salvador (BA). Há ainda o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, um dos mais importantes sítios arqueológicos do país. O carnaval continua sendo o evento que mais atrai turistas, especialmente para Salvador, Olinda e Recife. Cada uma dessas cidades chega a receber 1 milhão de turistas nessa época. Outro grande destaque a nível nacional e mundial é Fernando de Noronha, com suas maravilhosas paisagens naturais e mar cristalino, local que abriga os golfinhos saltadores, conhecidos em todo o mundo.


Indústria: Presença de indústrias, nas grandes cidades, de calçados, produtos elétricos e eletrônicos, petroquímica (pólo petroquímico de Camaçari) e tecelagem. Destaque para o Distrito Industrial de Ilhéus (Bahia), Complexo Industrial de Suape (Pernambuco), Distrito Industrial de Maracanaú (Ceará). Na área de tecnologia, podemos destacar o Porto Digital do Recife (maior polo tecnológico do país), com ênfase na produção de softwares.


Fauna

Sertão: 348 espécies de aves, das quais 15 espécies e 45 subespécies são endêmicas. Dentre os mamíferos, duas espécies foram descritas como endêmicas, e ainda estima-se que quase 40% dos lagartos e anfíbios sejam exclusivos desse bioma.



Referências:
www.estadosecapitaisdobrasil.com
www.ctinordestedobrasil.com.br
www.portalbrasil.net
www.sudene.gov.br
www.fieconline.com.br