sábado, 20 de junho de 2015

Brasil - região sudeste





Estados: Espírito Santo - ES (Vitória),  Minas Gerais - MG (Belo Horizonte), Rio de Janeiro - RJ (Rio de Janeiro), São Paulo - SP (São Paulo).
Limites: com a Região Nordeste ao norte, com o oceano Atlântico ao leste, ao sul com a região Sul, e a oeste com a região Centro-Oeste.
Área: 924.511 km²
Número de municípios: 1.668 (2013)
População: 80.353.724  (2010)
Densidade demográfica (2000): 87 hab/km²
Principais Cidades: São Paulo, Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Jundiaí, Campinas e São Caetano do Sul, Rio de Janeiro, Niterói, Volta Redonda, Campos, Nova Friburgo, Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora e Governador Valadares, Vitória, Colatina, Cachoeiro do Itapemirim.
Mortalidade infantil (por mil): 12 (2012)
Analfabetismo: 4,7% (2013)

Relevo:




Dividido em cinco partes:
Planícies e terras baixas costeiras: podem variar entre grandes baixadas e partes mais estreitas favorecem a formação de costas altas, que entram em contato direto com o oceano Atlântico. Formam muitas praias, restingas, lagoas costeiras e baías;
Serras e Planaltos do Leste e do Sudeste ou planalto Atlântico: serras cristalinas antigas em áreas erodidas que formam a Serra do Mar. A oeste - o Vale do Rio Paraíba do Sul separa a Serra do Mar da Serra da Mantiqueira; ao norte as serras se afastam do litoral e dão origem a Serra do Espinhaço. Ao norte de São Paulo e a oeste de Minas Gerais encontra-se a Serra da Canastra. Atrás da serra do Espinhaço, no noroeste da região é possível encontrar as chapadas sedimentares. Na transição com a região Centro-Oeste destaca-se o Espigão Mestre (extensão aplainada de rochas antigas e trabalhada pela erosão).
Planalto Meridional: constituído por rochas sedimentares ocupa o centro-oeste de São Paulo e o oeste de Minas Gerais. É dividido em duas partes: Planalto Arenito-basáltico - constituído de rochas pouco resistentes como o arenito, e outras muito resistentes, como o basalto que é de origem vulcânica. Esses tipos de rochas favorecem o aparecimento de ”cuestas”, que são conhecidas popularmente como serras. Um exemplo é a serra de Botucatu; Depressão Periférica - encontra-se entre as serras e os planaltos do Leste e do Sudeste. São regiões baixas e planas.

Vegetação:



Vegetação original devastada pela ação humana (desde o Brasil colônia) dando lugar a plantações de café e centros urbanos. A vegetação é diversificada, constituída, principalmente, por: Mata atlântica, Cerrado, Caatinga e vegetação litorânea.
Mata atlântica:   subsiste em trechos de relevo acidentado, como as Serras do Mar e da Mantiqueira, graças a criação de reservas de preservação ambiental.
Cerrado: recobria áreas do estado de Minas Gerais e São Paulo.
Caatinga: encontrada em áreas de clima semiárido no extremo norte de Minas Gerais.
Vegetação Litorânea: encontradas nos litorais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, nas formas de Restingas e Manguezais

Clima:




Tropical: presente nas baixadas litorâneas do Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais, oeste paulista e no litoral do Espírito Santo. Altas temperaturas, chuva no verão e seca no inverno. 
Semiárido: presente em Minas Gerais, clima quente e seco, a época de seca varia em tempo próximo de cinco meses todos os anos.
Tropical de altitude:  temperaturas mais frescas, presente apenas em regiões mais altas do relevo.
Subtropical: presente no sul do estado de São Paulo, é marcado por boa distribuição de chuvas e por grande amplitudes térmicas (grande variação de temperatura).

Hidrografia:
Varia de acordo com o relevo. Destaque:
Bacia do Paraná: é formada principalmente, pelos rios Paranaíba e Grande. Hidrelétricas: no rio Paraná (Urubupungá e Itaipu), nos rios Paranaíba (Cachoeira Dourada e São Simão) e Grande (Furnas e Volta Grande).
Bacia do São Francisco: seu principal rio é o São Francisco, que nasce em Minas Gerais.  Usina Hidrelétrica de Três Marias.

 

Bacias do Leste: é um conjunto de bacias de diversos rios que descem das serras litorâneas e chegam ao oceano Atlântico. Algumas dessas bacias: Pardo, Rio Doce e Jequitinhonha, em Minas Gerais, Paraíba do Sul, em São Paulo e Rio de Janeiro.
Bacias do Sudeste-Sul: nessa bacia o destaque é o rio Ribeira do Iguape, em São Paulo;

Aspectos humanos:

É a região mais populoso e povoado do país. Distribuição da população da região por estado:
São Paulo – 41.262.199 habitantes.
Minas Gerais – 19.597.330 habitantes.
Rio de Janeiro – 15.989.929 habitantes.
Espírito Santo – 3.514.952 habitantes.

Cor / Raça (Sudeste do Brasil)(2006)23
Brancos58,8%
Pardos32,5%
Pretos7,7%
Amarelos ou Indígenas1,0%
Habitada por tribos indígenas quando ocorreu a ocupação portuguesa. Miscigenação do português com o índio inicia no século XVI, época em que se formaram as primeiras cidades, como São Vicente, São Paulo e Rio de Janeiro.
O negro foi trazido à região para a realização do trabalho escravo e contribuiu para a diversidade étnica e cultural.
Fim do século XIX e início do século XX, recebeu imigrantes de diferentes lugares do mundo, principalmente italianos, japoneses, alemães, sírios e libaneses para trabalharem nas lavouras de café. Posteriormente, vieram espanhóis, coreanos, poloneses, suíços, holandeses, franceses, entre tantos outros. Migrantes do território nacional vindos principalmente do Nordeste.
A maioria da população reside em áreas urbanas (aproximadamente 93%). Problemas urbanos: engarrafamentos, déficit de moradia, violência, poluição...


Cultura: de origem portuguesa com influência indígena e africana. Ouro Preto declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Festas típicas  marcadas pela influência africana, como as congadas, a festa do Divino Espírito Santo, reisados, lundus, sambas. Além disso, a cultura caipira é muito presente no interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. 
Culinária: Rio de Janeiro as comidas típicas são feijoada, Sopa Leão Veloso e  Filé à Osvaldo Aranha. Minas Gerais -  pão de queijo, tutu de feijão, feijão tropeiro, bolo de fubá, angu, feijoada,frango com quiabo. Espírito Santo - moqueca. São Paulo - pizza, beijinho, carne de panela, o afogado, o cuscuz paulista, a mousse de café e o quentão, além das contribuições das comunidades de imigrantes que mantiveram seus hábitos alimentares, como os orientais, italianos, portugueses e norte-americanos. 
Religião: católica, protestante, judaísmo, budismo, islamismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras.

Aspectos econômicos:

Economia diversificada e a mais rica do país; 55% do PIB Nacional (Produto Interno Bruto). 
Serviços: atividades ligadas ao comércio e prestação de serviços  são fortes na região. Encontram-se centros médicos e hospitalares especializados, grandes universidades, hotéis de alto padrão, centros de cultura e lazer, sedes de brancos, centros de pesquisa científica e tecnológica.

Geografia   sudeste

Agropecuária:  destaque em Minas Gerais com produção de milho, soja, café, mandioca, arroz , feijão e pecuária leiteira; e em  São Paulo com cultivos para exportação de soja, laranja, café, cana-de-açúcar, banana, algodão (60 % da produção nacional), milho, tomate, batata e a criação de bovinos, aves, e cavalos de raça.
Recursos minerais: Minas Gerais - minério de ferro, calcário, zinco, alumínio, ouro (pequena quantidade) e água mineral; São Paulo - calcário, dolomita e chumbo (este, no sul do estado, no Vale do Ribeira); Rio de Janeiro - petróleo (que representa mais de 60% da produção brasileira), gás natural e sal marinho; Espírito Santo - produção petrolífera.
Turismo:  Rio de Janeiro - carnaval, praias e o Cristo Redentor; São Paulo - centro financeiro do Brasil; Minas Gerais - cidades históricas (como Ouro Preto e Tiradentes); Espírito Santo - praias e regiões montanhosas.


Indústria:   siderúrgicas, metalúrgicas (como a CSN, em Volta Redonda e a Companhia Siderúrgica de Tubarã,o em Vitória), indústrias petrolíferas (no Rio de Janeiro, Bacia dos Campos, em Paulína, REPLAN) , atividade de refino (em São Paulo); indústrias de alta tecnologia incluem informática, telecomunicação e eletrônica (em São Paulo, São Jose dos Campos, Campinas e São Carlos). 

Fauna:

Concentra a maior parte das 105 espécies de mamíferos, répteis e anfíbios sob ameaça de extinção no país, de acordo com estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). No levantamento, o Rio de Janeiro aparece como principal habitat natural das espécies em risco (39), seguido de São Paulo (38) espécies em risco. A única espécie extinta detectada foi a perereca de Paranapiacaba (SP).  A Mata Atlântica é o bioma que mais sofre com a extinção de sua fauna, em razão do crescimento urbano.


Três répteis específicos de ilhas de São Paulo estão criticamente em perigo de extinção: as cobras dormideira-da-queimada-grande e a jararaca-ilhoa da ilha da Queimada Grande; e a jararaca-de-alcatrazes, da ilha de Alcatraz.







Referências:
www.grupoescolar.com
www.todamateria.com.br
www.estudokids.com.br
regiao-sudeste.info
estados-brasileiros.info