domingo, 6 de setembro de 2020

Povos da Mesopotâmia - Sumérios acadianos, amoritas, hititas, cassitas, assírios, caldeus.

A mesopotâmia (a palavra em grego significa entre rios) localiza-se no oriente médio, no espaço conhecido como "Crescente Fértil" (na forma de meia lua), região entre os rios Tigre e Eufrates. Por volta de 4.000 a.C. os primeiros grupos sedentários fixaram-se na região (atual Iraque) vindos da Ásia Central.


As nascentes dos rios Tigre e Eufrates estão situadas em grandes altitudes. O derretimento da neve nas nascentes proporciona enchentes periódicas que possibilitam a abertura de canais de irrigação e a construção de diques.


Sumérios, acádios, amoritas, hititas, cassitas, assírios, caldeus e outros povos lutaram pela posse destas terras.

SUMÉRIOS ACADIANOS

Localização no tempo e espaço: Caldéia (baixa e média mesopotâmia) - sumérios dominaram a região por volta de 3200 a.C. e 2800 a.C.


Economia: artesanato, cerâmica, produtos agrícolas, metalurgia com bronze, comercio (controle de rotas comerciais na região). No inicio a exploração da terra era coletiva. Construíram: barragens que mantinham sob controle a cheia dos rios, reservatórios para armazenar água nos períodos de seca, canais de irrigação para as plantações distantes. 

Sumérios, arte e arquitectura | O Erudito

Cultura: criaram a escrita cuneiforme (feita com um instrumento chamado cunha).  Os símbolos eram gravados em blocos de argila. Matemática - criaram as quatro operações da matemática, a potenciação e a radiciação, círculos trigonométricos, entre coisas como a dominação do tempo (1 grau seria 60 minutos, 1 minuto seria 60 segundos, a repartição do dia em blocos de 12 horas e a semana como um período de sete dias, primeiros relógios). Calendário lunar - dividiam dias, meses e anos conforme as fases da lua. Astrologia - divina,  uma leitura dos deuses (mistificação dos astros), surge o zodíaco e o horoscopo. Literatura -  epopeia de Gilgamesh (herói) narra a história em forma de poema de um dilúvio e a necessidade de se construir um grande barco para a proteção da vida  primeira grande história contada.


Religião: politeístas, universo controlado por deuses. Existiam os deuses criadores - An, deus do céu; Ki, deusa da terra; Enlil, deus do ar e Enki, deus da água. Céu, terra, ar e água; divindades celestiais - Nanna, deus da Lua (pai de Utu e Inanna), Utu, deus Sol e Inanna, rainha dos céus, deusa do amor, da procriação; outras dividades - Ninurta, o violento e destrutivo vento sul, deus-pastor Dumuzi (governante mortal que ao casar-se com Inanna torna-se imortal).


Sociedade: elite - rei, sumos sacerdotes, militares, burocratas e sacerdotes; camponeses, escravos, comerciantes, artesãos sujeitos a lei.


Política: 12 cidades - estado (poder no descentralizado): Ur, Urux, Nipor, Lagash, Quish, Eridu,  Uruque, Acadia, Mari, Larsa, Sipar, Isin, cada uma com um núcleo urbano (revolução urbana) cercado por terras para cultivo. Cada cidade-estado era controlada por um sacerdote (patasí - que posteriormente passa a rei). As lutas entre as cidades-estado enfraqueceram os sumérios que foram dominados pelos acadios (civilização formada pelos semitas próximos a Caldéia). Em 2.330 a.C. Sargão I rei acadiano unificou o centro e o sul da mesopotâmia. Sucessivas tentativas de invasão enfraqueceram a unidade política e militar. Em 2.180 a.C. os gutis (vindos da Armênia) dominaram as cidades acadianas  - somente Ur resistiu. Em 2.000 a.C. os povos elamitas deram fim a supremacia acadiana.

AMORITAS (Primeiro Império Babilônico):

Localização no tempo e espaço: povos semitas oriundos do deserto sírio-árabe invadiram as cidades-Estado da Mesopotâmia por volta de 2000 a.C., após a queda da civilização suméria-arcadiana.


Política:  dizimação  dos acádios e sumérios os amoritas passavam a dominaram a mesopotâmia.  A região é palco de diversos conflitos até o século XVIII quando a.C. o rei Hamurábi  pacifica a região. Institui-se o - Primeiro Império Babilônico - a Babilônia passa a ser a principal cidade. Na Bíblia encontram-se menções do seu desenvolvimento infraestrutural e de sua civilização, destacando principalmente suas construções. Após Hamurábi, o império fica enfraquecido e os hititas e cassitas tomavam vagarosamente o território, fortalecidos pelos conflitos internos. O primeiro império babilônico chega ao fim com a chegada dos assírios.


Religiãopoliteístas, principal deus era Marduk. Zigurate - templos luxosos - destaque para o zigurate de Babel (citado na Bíblia).


Economia: artesanato, comércio, agricultura (cereais, tâmaras, óleo de gergelim), pilhagem, extração de minerais.



Cultura: Legado cultural - Código de Hamurabi (baseado no código de talião - olho por olho, dente por dente) - conjunto de leis registradas pelo rei Hamurabi , estipulando direitos e deveres para a população. Mas as pessoas eram desiguais perante a lei e as sentenças eram estipuladas de acordo com a camada social a que cada um pertencia. Para estabelecer o código cópias foram enviadas para todo o império.


Sociedade: dominantes (governantes, sacerdotes, militares e comerciantes) e dominados (camponeses, pequenos artesãos e escravos - normalmente presos de guerra).


















HITITAS

Localização no tempo e espaço: vieram do Cáucaso - região próxima ao mar morto 1600 a.C. a 1200 a.C., quando foram dominados pelos assírios. O império hitita - península da Anatólia (atual Turquia, Síria e Líbano), capital Hattusa na Ásia Central. 























Política: o império hitita formado com a fixação na região da Anatólia, início com a campanha militar e dominação dos povos que viviam na região os hatitas.  O rei do império Hatusil I além de governar e unificar o reino incorporou as cidades próximas.


















Economia:  comércio, agricultura, artesanato e mineração - técnicas de metalurgia avançadas para a época.



















Sociedade:  liderada por um rei  considerado divindades e que se tornava um deus após a morte. Mulheres e escravos possuíam alguma liberdade. 




















Religião: politeísmo - deuses  relacionados a natureza (vento, água, chuva, terra ...).



















Cultura: arte relacionada com os rituais religiosos. Arquitetura - templos, palácios, habitações....;  esculturas hititas relacionadas com os animais, que protegiam as portas das cidades.  Utilizavam a escrita cuneiforme e pictográfica (baseada em figuras) para registrar temas de religião, literatura e história.  "Vale destacar que a língua dos hititas, o mais antigo idioma indo-europeu, deu origem a muitos outros na Europa e na Ásia."

CASSITAS

Localização no tempo e espaço: 1.530 a.C.  migraram para  à região do atual Irã, após a queda do Primeiro Império Babilônico.




















Religião: politeístas, para  eles Marduk era a imagem do deus Shuqamuna.


Economia: praticavam a agricultura. domesticavam  animais (introduziram os cavalos na região)  e os trocavam por matérias primas.




















Política: No século XVIII a.C., após a queda de Hamurabi,  invadiram a Babilônia sob reinado de  Samsu-Iluna (filho de Hamurabi). Em 1155 a.C. os povos do Elam destroem o império cassita.
















Cultura: poema ‘Enuma Elish’, ou Epico Babilônico da Criação do Mundo, que conta a história do deus Shuqamuna (Marduk) até sua ascensão ao poder, após derrotar as caóticas forças do mal.




ASSÍRIOS

Localização no tempo e espaço:  império assírio -  região leste da Alta Mesopotâmia, entre o Rio Tigre e as montanhas. 



Sociedade:  dominada  pelos  sacerdotes  e  militares , dos camponeses era cobrado impostos na forma de  cereais,  metais,  gados  e  prestação  de  serviços  gratuitos.  Com  a  escravização  decorrente  das conquistas militares, mais pessoas passaram a trabalhar para as obras do Estado.



Política: tinham um exercito extremamente violento. O império se estruturou com  Sargão II (722-705 a.C.) - conquista da Síria e a destruição de Samaria (capital do reino de Israel) e  Senaquerib (705-681 a.C.) -  ataques aos portos gregos, fenícios e destruição da Babilônia. Poder centralizado no rei, que era divinizado, sendo visto como o próprio deus Assur. Manutenção do império através do pagamento de tributos e da  violência aplicada sobre os povos dominados. Expansão - Assurbanipal (668-626 a.C.),  invasão do Egito e das cidades de Elam e Susa, após sua morte o império entrou em declínio. Caldeus e medos, povos vizinhos ao Reino Assírio, se uniram destruindo Nínive e todo o Império Assírio, iniciando o Segundo Império Babilônico.



Economia: não sendo rei nem militar, assírio algum teria ocupação já que o comércio lhes era proibido. O comércio era exercido por estrangeiros (povos vizinhos), a agricultura  pelos escravos. Caçavam e criavam ovelhas,  fabricavam escudos e capacetes de aço, lanças com ponta de cobre.



Religião:  deuses - destaque: Sin (Lua), Chamah (Sol), Nabu (Eufrates), Nibid (Sol levante), Nergal (Sol meio-dia), Adad (Tormenta), Enlil (Terra), Ea (Água).  No Ano novo os deuses assírios comemoravam pela vitória de Assur sobre o demônio Tiamat. Assur era o Deus superior e essa  hierarquia foi o primeiro passo para o monoteísmo e inspirou os hebreus na conceituação de Deus Universal.  




Cultura:  Arquitetura - templos e edificações construídos com tijolos vitrificados policromáticos com pátios centrais rodeados de aposentos, um único andar, sem janelas laterais - a luz entrava por aberturas no teto,  paredes decoradas interna e externamente com inscrições e esculturas  (baixos-relevos). Escultura (utilizavam entre outros materiais o marfim) - destaque para a ideia de movimento como na representação de caçadas. Literatura - destaque para uma carta de Zargão II a Assur, uma espécie de relatório de seus feitos ao deus vivo encontrada na Biblioteca de Nínive, talvez a primeira do mundo. Além disso as bibliotecas mantinham conhecimentos como fórmulas mágicas, contratos comerciais, crônicas militares. Astronomia - estabeleceram a posição dos planetas e das estrelas e estudaram a Lua e seus movimentos. Matemática - dividiram o círculo em 360 graus. Medicina - catalogaram mais de 500 drogas, com as indicações para seu uso. Geografia - localizaram pontos da Terra através de um sistema parecido com as atuais coordenadas geográficas. 



CALDEUS (Segundo Império Babilônico)

Localização no tempo e espaço: povo semita que habitava a região sul da Mesopotâmia conhecida como Caldeia (atual Iraque, Síria e Turquia), 612 a.C.  



Sociedade:  a sociedade era regida por uma monarquia despótica e teocrática,  o rei, tinha o poder absoluto de todo o império e depois dele estavam as outras classes: nobres, sacerdotes, comerciantes, pequenos proprietários e escravos (povos derrotados em combate).



Política: "A formação do Segundo Império Babilônico ocorreu no ano de 612 a.C. Após os caldeus terem derrotados os assírios, a Babilônia passou a ser dominada pelos caldeus. Com a morte do rei assírio Assurbanipal (690-627 a.C.), o governante da Babilônia, Nabopolossar (625-605 a.C.), reafirmou alianças com os povos medos e persas e concretizou a derrota assíria. Embora o Segundo Império Babilônico tenha perdurado por menos de um século, o filho de Nabopolossar, Nabucodonosor (605-563 a.C.), transformou a Babilônia num centro cultural e arquitetônico e dominou a cidade de Jerusalém, aprisionando o rei e nobres na cidade da Babilônia, fato que ficou conhecido na história por “Cativeiro da Babilônia” (comentado no antigo testamento da Bíblia), no qual os judeus foram dominados pelos babilônicos. Após a morte de Nabucodonosor, o Segundo Império Babilônico entrou em decadência por falta de administração, levando a conflitos internos. No ano de 539 a.C., os babilônios acabaram conquistados e submetidos, pelo rei Ciro II, ao Império Persa."



Economia:  agricultura, a criação de animais, comércio e construção (devido a necessidade de reconstruir as cidades destruídas pelas guerras).



Religião politeísta  -  culto a diversos deuses relacionados com a natureza e os animais. Como: a deusa Ishtar, a do amor e protetora da Babilônia;  Sin, o deus da lua; Samas, o deus Sol e da justiça; divindades dos mundos inferiores e espíritos angelicais. Cada deus principal tinha um templo em uma ou mais cidade onde eram realizados sacrifícios de animais e oferendas diariamente. Possuíam crenças éticas e morais baseadas na bondade e verdade, na lei e ordem, na justiça e  liberdade, na sabedoria e  aprendizagem, no valor e lealdade. Os atos imorais ou pouco éticos eram ofensas aos deuses, todos bons ou maus ao morrer iam para o inframundo causando o medo da morte. 



Cultura "Nabucodonosor transformou a cidade da Babilônia em um grande centro cultural. Sob seu governo foram produzidas diversas obras urbanas desde ruas, jardins, muralhas, templos, palácios, dos quais se destacam os Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel. Além disso, eles foram pioneiros nos estudos sobre astrologia e astronomia (conseguiam identificar os planetas e diferenciá-los das  estrelas,  sabiam quando os eclipses aconteceriam)  e ainda, no avanço dos estudos da matemática. O chamado "Ur dos Caldeus" corresponde a cidade suméria que foi ocupada por essa civilização."





















Vídeos indicados sobre o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=CpiDlLsE-38
https://www.youtube.com/watch?v=MrxN4Kc5fsY
https://www.youtube.com/watch?v=jvdd8Cd_EKg&t=48s

Referências:
https://www.infoescola.com/historia/mesopotamia/
https://www.coladaweb.com/historia/mesopotamia
https://www.historiadomundo.com.br/sumeria/religiao-sumeria.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/sumerios-acadios.htm
https://www.historiadomundo.com.br/sumeria
https://www.todamateria.com.br/sumerios/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/acadios
https://escolakids.uol.com.br/historia/a-mesopotamia.htm
https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/mesopotamia/
https://www.estudopratico.com.br/a-historia-da-mesopotamia/
http://bussulaescolar.com.br/historia_geral/sumeria.htm
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/povos-mesopotamia.htm#
https://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/amoritas/
https://www.historiadomundo.com.br/babilonia/economia-babilonica.htm
https://www.pravaler.com.br/codigo-de-hamurabi-o-que-e-e-seu-significado/
https://www.todoestudo.com.br/historia/babilonia
https://www.sohistoria.com.br/ef2/mesopotamia/p4.php
https://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/cassitas/
https://www.planetaenem.com/mesopotamia-e-os-povos-mesopotamicos/
http://www.barsa.planetasaber.com/brasil/asp/Preview3.asp?IdPack=3&IdPildora=509704
https://www.todamateria.com.br/hititas/
https://conhecimentocientifico.r7.com/hititas/
https://www.infoescola.com/historia/civilizacao-hitita/
https://www.infoescola.com/artes/arte-assiria/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/assirios
https://escolakids.uol.com.br/historia/os-temiveis-assirios.htm
https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/civilizacao-assiria
https://www.todamateria.com.br/caldeus/
https://conhecimentocientifico.r7.com/caldeus/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/caldeus
https://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/caldeus/
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/segundo-imperio-babilonico.htm
https://www.historiadomundo.com.br/babilonia/religiao-babilonica.htm