domingo, 1 de setembro de 2013

Ásia - Aspectos naturais

RELEVO
















Litoral: bastante recortado, com uma grande quantidade e penínsulas.
Penínsulas:  da Anatólia, na Turquia; Arábica, onde se situam a Arábia Saudita, Emirados Árabes, Catar, Berlim, Omã e Lêmen; do Decã, na índia; da Malaia, onde se situam a Malásia e Cingapura; da Indochina, onde se localizam Vietnã, Laos, Tailândia e Camboja; da Coréia, com Coréia do Norte e Coréia do Sul; de Kamtchatka, na Rússia..
Ilhas mais importantes: Ilhas Farasan (Arábia Saudita);  Hong Kong‎ e Macau (China); arquipélago japonês que forma o Japão é composto por muitas centenas de ilhas, sendo as quatro principais Honshu, Shikoku, Kyushu e Hokkaido;  Ilhas das Maldivas‎; Ilhas de Mianmar;  Singapura‎; ‎Sri Lanka‎; Tailândia‎; Comore;  Java; Bornéu.
Principais planaltos: de Anatólia, na Turquia; da Arábia, situado na porção oeste da península Arábica; do Irã, localizado em território iraniano; do Decã, na Índia; do Tibet, ao norte da Cordilheira do Himalaia; da Mongólia, na Mongólia; Central Siberiano, na Rússia.
Principais planícies: Siberiana: situada na Rússia, entre os montes Urais e o planalto Central Siberiano;  da Mesopotâmia: situada entre os rios Tigres e Eufrates; Indo-gangética: atravessada pelos rios Indo e Ganges, é formada por sedimentos provenientes da erosão das montanhas, trazidos por estes rios; da china: localizada no leste da Ásia, é atravessada por dois importantes rios: Rio Azul e Rio Amarelo; do Mekong na Indochina.
Depressões: a maior depressão absoluta da Ásia é o mar Morto, que se encontra a 392 m abaixo do nível do mar; o mar Cáspio também é considerado uma depressão absoluta, com 28 metros abaixo do nível do mar.

CLIMA
















Climas da Ásia: Clima polar (extremo norte da Ásia): temperatura baixíssimas; clima Mediterrâneo (Ásia Menor): verões quentes e secos e invernos com muita chuva; clima Desértico (Síria, Arábia, Índia e Irã): regiões com temperaturas elevadas durante o dia e frias à noite. Regiões áridas com baixo índice pluviométrico (chuvas); clima de Monções (Ásia Oriental e Meridional): inverno seco e verão extremamente chuvoso.

















HIDROGRAFIA

















Principais rios da Ásia: Ob, Ienissei, Lena e Kolima, que desaguam no oceano Ártico e permanecem congelados durante a maior parte do ano. Na Ásia Central, encontram-se bacias, como a do Tarim no noroeste da China e os rios Amu Daria e Sir Daria, que desembocam no mar de Aral. Nas regiões meridionais e orientais localizam-se os maiores e mais importantes rios asiáticos:  Huang-ho (ou Amarelo), Si-kiang e Yang-tsé-kiang (ou Azul) na China;  Mekong, na Indochina; e o Brahmaputra, o Ganges e o Indo na Índia. No Oriente Médio, os rios mais importantes são o Tigre e o Eufrates.
Mares: mar Vermelho, que limita as costas africanas e asiáticas; Mar da Arábia a sudeste; mar da China Meridional, mar da China Oriental, Mar de Andamã e mar Amarelo; os mares da Indonésia: de Java, de Timor, de Banda, de Celebes; a nordeste, os mares de Okhotsk, do Japão e de Bering; no limite com a Europa, aparece o maior mar fechado do mundo, o mar Cáspio.

VEGETAÇÃO















Formações vegetais: O relevo e a diversidade do clima são fatores que determinam a sua cobertura vegetal. No norte da Ásia onde o clima é frio, co temperaturas que tem em determinado locais chegam a 70°C. Encontramos dois tipos de vegetação: a tundra, nas regiões onde predomina o frio polar, e a floresta de taiga, onde existe a ocorrência do frio continental. As estepes e pradarias aparecem nas áreas próximas aos desertos. São espécies rasteiras de gramíneas, com poucos arbustos. A vegetação de deserto aparece onde as condições de aridez são muito acentuadas; constitui-se de plantas rasteiras e arbustos isolados. Esta vegetação é chamada de xerófila. Nas ilhas de maior umidade, aparece os oásis, com tamareiras e outras espécies típicas. As florestas tropicais e equatoriais aparecem nas regiões próximas ao Equador que apresentam elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos, como: Península Malaia, Península da Indochina, uma parte da índia e nas ilhas Sumatra, Bornéo, Nova Guiné e Filipinas.Devido às altas temperaturas e a umidade, a Ásia Equatorial e Ásia das Monções apresentavam uma vegetação original densa e com árvores de grande altura. Estas florestas foram tão exploradas pelo homem que modificaram o ecossistema. A Savana aparece nas áreas vizinhas as florestas tropicais e equatoriais.A Floresta subtropical e temperada ocorre em áreas do território chinês, Coréia do Norte e Coréia do Sul e no Japão. Estas florestas também sofreram intensa exploração e ocupação humana.




























Fauna: ursos-brancos, renas e diversos animais de peles raras como as focas, martas, lontras e arminhos deslocam-se para a região no verão, vindos da zona da taiga onde vivem alces, cervos, ursos-pardos, linces e lebres. Nas estepes e nos desertos habitam antílopes, gazelas, cabras, ovelhas, camelos, lobos, hienas e vários tipos de répteis. Leopardos e marmotas são encontrados nas terras altas da Ásia Central, enquanto aves tropicais e diversas espécies de ursos e de tigres habitam a área de monções. Na Índia, vivem também elefantes, crocodilos e cobras.

Referências:
www.labin.unilasalle.edu.br
www.grupoescolar.com
www.mundoeducacao.com
guiadoestudante.abril.com.br