sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

África: Aspectos humanos

O deserto do Saara, uma formidável barreira natural, dividiu o continente, em termos étnico-culturais, em duas porções distintas:

















NORTE (DO MAR MEDITERRÂNEO ATÉ O SAARA) - a denominada África Branca, povoada basicamente por árabes, mouros e bérberes, de religião predominantemente islâmica.

CENTRO E SUL - área conhecida como África Negra, cuja população é composta por bantos, sudaneses, hotentotes (na Namíbia e no deserto do Kalahari), bosquímanos (no Saara) e pigmeus (moradores nas áreas florestais do rio Congo), a maioria seguidores de religiões animistas e ritos fetichistas. Devemos acrescentar que na extremidade setentrional moram minorias brancas de origem europeia (África do Sul, Zimbábue e Namíbia) e outras provenientes da Ásia, principalmente indianos e chineses, na África do Sul e Moçambique. 

Distribuição da População:


Países mais populosos: Nigéria, Egito, Etiópia, República Democrática do Congo e África do Sul.
Regiões que apresentam maiores densidades demográfica: vale fluvial e o delta dos rios Nilo e Níger, costa litorânea (solos férteis e boa incidência de chuvas)
Regiões da África que apresentam baixa densidade demográfica: áreas desérticas, como o deserto do Saara (África Islâmica), deserto da Namíbia e do Calaari e nas florestas do Congo (África Subsaariana). 
Países com população urbana numericamente superior à rural: Argélia, Líbia e Tunísia.

Sociedade:

















Grande parte da população africana é estruturada em clãs (primeira forma de organização social) e tribos (forma de organização social posterior aos clãs). O isolamento em que vivem explica a conservação de suas particularidades culturais. Grande parte da atividade cultural africana concentra-se na família e no grupo étnico. Com a intensificação do nacionalismo, a cultura tradicional africana teve recentemente um importante ressurgimento. A África subsaariana é a região mais pobre do planeta, com os piores indicadores socioeconômicos. Poucos países se enquadram no grupo médio de desenvolvimento humano (caso da Líbia), a maioria estão no grupo de baixo desenvolvimento humano.Os problemas sociais do continente têm se agravado nos últimos anos com a ocorrência de conflitos, guerras e a epidemia de Aids. No ranking do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela Organização das Nações Unidas, todos os países da África Subsaariana possuem IDH considerado baixo.



Números populacionais:

População:  1 bilhão e 33 milhões (maior taxa de crescimento demográfico do mundo)
Nações mais populosas respectivamente: Nigéria (174,5  milhões de habitantes), Egito (85,3 milhões), Etiópia (93,9 milhões) e República Democrática do Congo (75,5 milhões).
Densidade: 25,88 hab/km2 (2000) 
Índices de crescimento vegetativo: 2,5%
População urbana: 289.964.000 (37%) 
População rural: 493.731.000 (63%) 
Taxa de crescimento urbano (1995-2000): 4,3% 
Analfabetismo: 40,3% (2000) 
Taxa de natalidade: 4,4%
Taxa de mortalidade: (% hab): 2,2% 
Idade da população: 42% têm menos de 15 anos.

Principais grupos linguísticos:


Falam-se mais de mil línguas diferentes. 
Línguas mais faladas: árabes, suaíle e o hauçá. 
Principais famílias ou grupos idiomáticos: congo-cordofanês, o nilo-saariano, o camito-semítico ou afro-asiático e o das línguas khoisan.
Idiomas introduzidos pelos colonizadores europeus: inglês e o francês.

Religiões:


















15% dos povos africanos praticam religiões animistas ou locais que predomínam nos países ao sul do Saara e o islamismo predomina nas nações do norte. 
Importantes centros cristãos: a Etiópia (uma das nações cristãs mais antigas do mundo) e outros decorrentes da colonização europeia.

Etnias:

Grupos caucasóides: vivem principalmente na porção setentrional do continente, ao norte do deserto do Saara (denominada África Branca). São principalmente árabes, egípcios, bérberes, etíopes, tuaregues, judeus e descendentes de europeus (presentes também, na África do Sul - maioria originários das Ilhas Britânicas e dos Países Baixos).


Grupos negróides (70% da população africana).: grande variedade, diferenciam-se entre si pelo aspecto físico, diferenças culturais (religiões que professam e línguas que falam) e vivem predominantemente ao sul do Saara (África Negra). Os grupos mais importantes são: sudaneses, bantos, nilóticos, pigmeus, bosquímanos e hotentotes.
África meridional: vivem 5 milhões de brancos de origem européia. Concentração de povos khoisan, san (bosquímanos) e khoikhoi (hotentotes). Pigmeus na bacia do rio Congo e na Tanzânia. 

Referências:
www.dhnet.org.br
www.mundodigital.unesp.br
www.brasilescola.com
www.arteafricana.usp.br
www.sogeografia.com.br