sábado, 10 de agosto de 2013

Europa - Aspectos econômicos













Agricultura:
A Europa se destaca por ser diversificada na produção agrícola utilizando técnicas modernas gerando uma elevada produtividade. A produção de cereais, como o centeio, aveia, trigo e a cevada,   são predominantes. Os países que se destacam no cultivo de cereais são a Ucrânia, Itália, França, Alemanha e Rússia. A taxa do volume de colheitas da Europa é relativamente menor à América do Norte, Ásia e América do Sul. Não tendo condições climáticas nem geográficas,diante dos outros continentes nessa área, os governos dos países europeus subvencionam o cultivo de certos produtos, causando imensos desequilíbrios sociais nos países produtores, sobretudo nos de economia emergente e de terceiro mundo. A produção de frutas é muito diversificada variando conforme a região. Embora decrescente, o continente europeu ainda é líder mundial no consumo do vegetal. Alguns produtos produzidos na Europa:




















O centeio é uma gramínea cultivada em grande escala para colheita de grãos e forragem. Nas áreas de clima frio o centeio substitui o trigo.
A aveia é um gênero botânico pertencente à família Poaceae, subfamília Pooideae, tribo Aveneae. Produzida principalmente para a alimentação do gado..
A cevada representa a quinta maior colheita e uma das principais fontes de alimento para pessoas e animais.Uma matéria-prima básica à fabricação da cerveja, produto de destaque em vários países europeus.


Tanto nela quanto em outros locais de clima temperado, a batata tem época de plantio e de colheita bem definidas, ( geadas de primavera e de outubro ). Os principais produtores são: Alemanha, França, Países Baixos, Reino Unido e Rússia.
A oliveira nas regiões europeias de clima mediterrâneo é destinada á produção de azeitonas e azeites.Os principais produtores são: Portugal, Espanha, França e Itália.

Pecuária:
A pecuária é realizada de forma intensiva com o gado,ela recebe cuidados técnicos,assim fornecendo maior rendimento. O rebanho mais numeroso é o de bovinos, criado principalmente na Rússia, na Ucrânia, na Alemanha, na França, na Grã-Bretanha e na Polônia. Destacam-se também os rebanhos de suínos e ovinos.

Pesca:
A Europa coleta grandes quantidades de peixe das suas águas costeiras (25% da captura mundial em águas internacionais), especialmente as do Mar do Norte, do Atlântico Norte e do Oceano Ártico . Nesta atividade destacam-se Rússia, Noruega, Espanha e a Grécia. As maiores capturas incluem o arenque e o bacalhau ao longo do norte e a sardinha e o atum mais ao sul. 



Mineração:
A Europa Ocidental produz 9% do petróleo mundial e 11% de seu gás natural, principalmente por baixo do Mar do Norte. Destaque para a Rússia (principalmente na Sibéria) que tem as maiores reservas mundiais de gás natural (25% da oferta mundial) , oitava maior reserva de petróleo do mundo (12% do petróleo mundial) e a segunda-maior reserva mundial de carvão. 

A Alemanha é o maior produtor mundial do carvão marrom.  A Noruega e a Suécia são os únicos produtores significativos de minério de ferro na Europa Ocidental. A Rússia é um grande produtor de ferro (6% do total mundial), a planície europeia da Rússia ocidental contém grandes quantidades de cromita, chumbo, níquel, manganês, platina, potássio, prata e zinco. Mas o resto da Europa é decididamente faltante de minerais metálicos, e por isso deve importar essas matérias-primas essenciais para a fabricação. 

Silvicultura:
A silvicultura (plantação, tratamento e a exploração florestal) continua a ser uma grande indústria em todas as grandes florestas boreais da Escandinávia e do noroeste da Rússia. Em outros lugares, as empresas madeireiras coletam relativamente pequenas quantidades de árvores plantadas.

Energia:
A Europa deriva mais da sua energia a partir de combustíveis fósseis, muitos dos quais devem ser importados. A maior parte do gás natural vem da Rússia por gasodutos que atravessam a Ucrânia e a Bielorrússia. A Europa tem usado por muito tempo seus rios para a energia hidrelétrica, e poucos países (sobretudo a França) têm usinas nucleares. Além disso, preocupada com o impacto das emissões de combustíveis fósseis nas mudanças climáticas, a Europa tem investido fortemente no desenvolvimento de outras fontes renováveis de energia como a eólica, solar, das marés e a geotérmica.



Indústria:
Os grandes centros industriais europeus se encontram  na Europa Ocidental. Vejamos a seguir os principais:

Alemanha - É um dos países mais indústriazados do mundo. Os maiores setores indústriais se localizam principalmente na Bacia do Rio Reno, região do Ruhr, onde está localizada uma enorme região siderúrgica alemã, que se detaca pela facilidade do transporte fluvial(RENO), pelo mercado consumidor(CEE), e reserva de carvão.
Reino Unido – o setor industrial do Reino Unido está passando por crises, que resultam numa decadência da produção. As principais indústrias são: siderúrgica, contrução naval, automobilistica, aeronáutica e têxtil.
França – O processo de industrialização se tornou forte somente com o fim da Segunda guerra Mundial, hoje é considerado um dos países mais indutrializados do mundo (concentradas em Paris).
Itália – No norte da Itália está localizado o maior centro industrial e também o centro financeiro do país. Destacando-se sua tradição artesanal, o forte comércio, a considerável quantidade de mão-de-obra, o investimento estrangeiro, e a facilidade de comunição com a Europa Ocidental.
Rússia – É considerada uma grande potência industrial. Estão em evidencias as indústrias siderúrgicas, mêcanica pesada e química. Os centros industriais se concentram nas regiões de Moscou, São Petersburgo.
Países nórdicos - É composta pela Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia. O acesso aos recursos naturais e o aproveitamento da energia hidrelétrica possibilitam uma grande diversidade industrial nesses países. Destacando-se indústrias nas aréas siderúrgicas e mecânica e pesqueira.

Comércio - União Européia:

A UE (União Europeia) é um bloco econômico, político e social de 28 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica..Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor. O tratados que definem a União Europeia são: o Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Europeia (CEE), o Tratado da Comunidade Europeia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Europeia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política. Neste último tratado, se destaca acordos de segurança e política exterior, assim como a confirmação de um Constituição Política para a União Europeia e a integração monetária, através do euro.Para o funcionamento de suas funções, a União Europeia conta com instituições básicas como o Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os países membros. Os países membros da União Europeia e os 19 países de maiores economias do mundo fazem parte do G20. Os países da União Europeia também são representados nas reuniões anuais do G-8 (Grupo dos Oito). Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Europeia adotou uma única moeda. A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada Zona do Euro, que envolve 17 países. Os países que fazem parte da Zona do Euro são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, República da Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.
Objetivos da União Europeia:
- Promover a unidade política e econômica da Europa;
- Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;
- Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;
- Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
- Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;
- Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
Curiosidades:
- O presidente da União Europeia é eleito pelos membros do Conselho Europeu e tem mandato de dois anos e meio, podendo ser renovado uma única vez.
- Dia 9 de maio é comemorado o Dia da União Europeia. No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, Ministro Francês dos Negócios Estrangeiros, fez a conhecida "Declaração de Schuman", onde defendeu a proposta de uma Europa organizada.
- A Croácia foi o último país a entrar na União Europeia. A entrada do país no bloco ocorreu em 30 de junho de 2013.
- A partir do ano de 2014, as leis da União Europeia só serão aprovadas se tiverem o voto favorável de 55% dos Estados, desde que represente também 65% da população da União Europeia.
- Em função da crise econômica, o PIB da União Europeia apresentou queda de 0,2% no 1º trimestre de 2013

Turismo:

O turismo exerce um papel fundamental na economia de vários países europeus. Na França, a atividade representa de 6% a 7% do Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente ao produzido pela indústria automobilística. Em Portugal, o turismo totaliza 11% do PIB e na Grécia, ele representa 16%. A Espanha é quarto país mais visitado do mundo e a Itália também se destaca. 80% dos turistas que visitam países europeus são originários do próprio continente. Os turistas de países emergentes não medem gastos nas viagens e se tornaram uma clientela-alvo do setor em países como a França.Para estimular o turismo, o governo francês começou a implantar este ano um sistema a fim de melhorar as informações aos estrangeiros nos aeroportos e em meios de transportes e também para agilizar a passagem nas fronteiras. 

Serviços
As indústrias de serviços empregam mais europeus do que qualquer outro tipo de atividade econômica. Elas incluem a saúde, educação, transporte, e comunicação (como telefone, rádio, televisão, internet), finanças (tais como serviços bancários, de investimento e de seguros), e uma ampla gama de serviços públicos (tais como construção de estradas, limpeza de resíduos e legislação). 
Serviços públicos: empregam mais trabalhadores do que qualquer outro setor na maioria dos países europeus. Os funcionários do governo incluem os legisladores, administradores e burocratas do governo, a polícia, cobradores de impostos, e assim por diante. Muitos governos europeus também pagam os salários de médicos, professores universitários, engenheiros ferroviários, pilotos de avião, executivos da televisão, e outros que trabalham para indústrias operadas pelo governo.
Finanças:  muitos dos maiores bancos do mundo tem sede na Suíça, Inglaterra, Alemanha e França. A Europa tem o maior mercado mundial de seguros, com grandes companhias de seguros com sede na Alemanha, França, Itália, Suíça e Inglaterra. Bolsas de valores de importância internacional operam em Londres, Amsterdã, Zurique, Frankfurt e Paris. 
Sistemas de transporte e comunicação: classificam entre os melhores do mundo. Trens de alta velocidade, companhias aéreas e auto-estradas cruzam o continente. Barcaças transportam carga ao longo da rede de canais e rios navegáveis da Europa. Os sistemas europeus de comunicação incluem a extensa rede de telefone - celular e a cobertura de Internet, bem como o acesso quase universal a telefone fixo, rádio, televisão, e correios.

O alto padrão de vida da Europa Ocidental significa que seu povo tem uma quantidade considerável de dinheiro para gastar em bens de varejo, como alimentos, roupas e luxos. Eles também gastam em lazer - de frequentar restaurantes e visitar museus para esqui e férias em resorts. 

Referências:
www.brasil.gov.br
www.sulinformacao.pt
europa.eu
www.jogos-geograficos.com