segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

África - Aspectos Econômicos

Extrativismo


Atividade de extrair da natureza os recursos que está à disposição do homem sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral. Existem três tipos de extrativismo:













Extrativismo animal: pesca e caça. Alguns animais africanos que correm o risco de desaparecer:




















Gorila da Montanha (Ruanda, no Zaire e em Uganda) - caça ilegal, destruição de seu habitat natural, por causa de guerras e doenças.














Elefante africano (África subsariana) - busca de seu marfim e domesticação do animal para fins econômicos.
















Camelo-Bactriano (leste da África) - o habitat natural , em sua maior parte, foi destruído por fazendeiros e mineradores.















Rinoceronte Negro (África do Sul, Quénia, Malawi, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia e Zimbabué) - caça por seu chifre, muito apreciado para fazer cabos de adagas e curar febres, além do chifre ser considerado por alguns um afrodisíaco.















Zebra de Grévy (África Central e do Sul) - caçados por comerciantes de peles.














Asno Selvagem Africano (norte e nordeste da África) - a subespécie corre o risco de desaparecer da natureza por conta de sua domesticação e da destruição de sua habitat natural.















Chimpanzé (Ocidente e centro de África, norte do rio Zaire, do Senegal à Tanzânia) - destruição do seu habitat e à caça ilegal de chimpanzés pelo mercado de carne e de animais.












Leão (centro e oeste africanos): a espécie já foi exterminada em 25 países da África. Recentemente, a caça recreativa de leões foi proibida na Zâmbia.




















Caranguejo da espécie Potamonautes lividus( Kwa-Zulu Natal, na África do Sul).














Caranguejo Liberonautes latidactylus (regiões de florestas e savanas do oeste africano).













Inseto da espécie Pseudagrion kaffinum (Etiópia).



















Peixe da espécie Oreochromis karongae: conhecido pelos nativos do Lago Malawi como "chambo"














Peixe da espécie Chromidotilapia guntheri loennbergii  (lago Barombi-ba-Kotto, em Cameroon) seriamente ameaçado por causa do desflorestamento e da poluição.

Lista de animais africanos extintos:
Leão-do-atlas





















Leão-do-cabo

Urso-do-atlas

Dodô

Ave-elefante

Quagga

Lêmure-gigante


Palanca azul

Chimpanzé da Tanzânia

Tilápia Oreochromis esculentus, (considerada virtualmente extinta nas regiões do lagos Victoria e Kyoga)

Extrativismo vegetal:  no extrativismo(ou coleta vegetal) o homem somente coleta os recursos que a natureza lhe proporciona. Exploração de madeiras preciosas (mogno, ébano). 

Plantas africanas ameaçadas de extinção:
Cadiscus aquaticus (encontrada apenas em parte da África do Sul): ameaçadas pelo pastoreio, pelo aterro de zonas úmidas e pelo dano causado por máquinas agrícolas.















Euphorbia obese (sul da África).



















Palmeira Tahina (Ilha de Madagascar): conta atualmente com apenas 30 exemplares.





























Extrativismo mineral: é a extração dos minerais(mineração) úteis que existem na crosta terrestre. 
A África possui grandes reservas minerais, fato proporcionado em razão de sua formação geológica terrenos muito antigos, apresentando condições favoráveis para a formação de minérios. 
Petróleo e gás natural:  8% das reservas mundiais com destaque para o Congo, Egito e principalmente Angola, Argélia, Líbia e Nigéria, que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Urânio – 25% das reservas mundiais.  Os maiores produtores são a África do Sul e o Gabão.





























Principais nações africanas que abrigam reservas minerais: Marrocos (fosfato), Zâmbia (cobre), Zimbábue (ouro), Guiné (bauxita), Namíbia (urânio), Uganda (cobre e cobalto), Sudão (ouro, prata, zinco, ferro, etc.), Botsuana, Congo, República Democrática do Congo, República Centro-Africana,  Gana (diamante), África do Sul (antimônio, diamante, ouro, manganês, platina, cromo).
OBS: Com tantas riquezas minerais, por que o continente africano é pobre economicamente? A resposta está na forma de exploração dos recursos, visto que são as empresas transnacionais das nações desenvolvidas (Estados Unidos, Canadá e as nações europeias) que se beneficiam desses recursos. Nesse sentido, as grandes potências imperialistas se enriquecem e intensificam a pobreza econômica dos países da África.

Agricultura:




















Praticada de duas maneiras: a agricultura de subsistência e a agricultura comercial (plantation).






Agricultura de subsistência (ou itinerante): produção suficiente para o sustento de si e de sua família (produtividade baixa). Principais produtos cultivados: mandioca, milho, batata-doce, arroz e inhame. Zona de clima tropical - cereais (painço e sorgo), algodão e hortaliças. O cultivo é feito de maneira primitiva e o uso destas técnicas rudimentares torna o solo pobre, duro, sem fertilidade. Depois que isso ocorre, o agricultor abandona a área e procura outra, deixando atrás de si um solo esgotado para práticas agrícolas.Ocorre em países intertropicais, áreas de savana e periferia da floresta equatorial.















Agricultura comercial (plantation):  introduzida pelos europeus com a finalidade de fornecer produtos tropicais para suprir as necessidades do comércio externo das metrópoles (visam às exportações e o lucro dos países exploradores). Principais produtos: café, cacau, chá, cana-de-açúcar, amendoim, seringais, algodão e sisal. Ocupa as melhores terras agrícolas, introduziu o emprego de técnicas modernas, como sementes selecionadas, adubação, irrigação, drenagem, mecanização, emprego da mão-de-obra nativa -com baixos salários, além de retirar milhares de agricultores do campo, onde produziam seus próprios alimentos, não lhes deu poder aquisitivo para comprá-los em quantidades suficientes para manter suas famílias, geralmente numerosas. Muitos países africanos apresentam desorganização rural.ou seja precisam importar alimentos básicos e muitas vezes não conseguem suprir nem as necessidades essenciais do povo. Com isso, a subnutrição e a fome têm feito milhares de vítimas no solo africano.
Zonas de clima mediterrâneo: cereais (trigo e cevada), oliveiras, videiras, frutas (uvas, figos), legumes.
Zonas de clima tropical e equatorial: cacau, café, chá, seringueiras, sisal, dendê, algodão, banana e cana-de-açúcar

Pecuária

O clima interfere no tipo de criação e na maneira de desenvolvê-la, feita sem cuidados especiais e com baixa produtividade. A  principal criação é a de ovinos (exceção da região equatorial muito úmida). Maiores criadores:  República da África do Sul e a Etiópia.















Rebanho bovino: numericamente menor, desertos e a  floresta úmida dificultam seu desenvolvimento. Principais criações: áreas mediterrâneas (ovinos e bovinos, caprinos, camelos e dromedários), estepes (trechos áridos e semiáridos das estepes aparece o pastoreio nômade) e savanas. Nos Maior criador: Etiópia.















Indústria

Causas do baixo desenvolvimento industrial: a escassez de capitais, a falta de mão-de-obra técnica especializada, insuficiência e precariedade dos meios de transporte, baixo poder aquisitivo da população, a grande variedade de matérias-primas (sobretudo minerais) que poderia ser utilizada para promover a indústria africana, é destinada ao mercado externo. As  indústrias africanas dedicam-se ao beneficiamento de matérias-primas, como madeiras, óleos comestíveis, açúcar e algodão, ou ao beneficiamento de minérios para exportação. Indústrias têxteis e alimentares para o mercado interno encontram-se em todos os países do continente, 














Atraídas pelo baixo preço da mão-de-obra, da energia elétrica e das matérias-primas, muitas indústrias de origem europeia e norte-americana instalaram-se no continente, onde produzem a custo reduzidos artigos cuja exportação lhes possibilita altas margens de lucro.














Na África do Sul, no Egito (países mais industrializados do continente) e na República Democrática do Congo estão instaladas as principais indústrias de base (siderúrgicas, metalúrgicas, usinas hidrelétricas etc.). 

















Referências:
www.pensamentoverde.com.br
super.abril.com.br
www.iucnredlist.org
envolverde.com.br