sábado, 28 de dezembro de 2013

Oceania - Aspectos Econômicos


A economia continental apresenta grande disparidade, fato que pode ser analisado através da diferença no Produto Interno Bruto (PIB) dos países dessa região. Austrália e Nova Zelândia possuem alto grau de desenvolvimento socioeconômico, estando entre os países mais ricos e com melhor qualidade de vida do planeta. Essas duas nações apresentam forte industrialização e agropecuária altamente mecanizada. Os outros países apresentam economia com pouca expressividade, baseada na agricultura. O turismo é desenvolvido em praticamente todos os países.

Austrália:





























Indústria: diversificada  destaque para os segmentos de: química, metalurgia, siderurgia, petroquímica, máquinas e equipamentos. O parque industrial concentra-se, especialmente, aos arredores de Sidney e de Melbourne. 
Mineração: extração de bauxita, ouro, ferro, chumbo e manganês.
Pecuária: criação de ovinos (maior produtor de lã do mundo).
Agricultura: modernizada, concentrada especialmente no sudeste do país. Os principais produtos: cereais, cana-de-açúcar e frutas. 
Integra o bloco econômico - Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico). Os países que mais mantêm relações comerciais  são: Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos. 

Nova Zelândia:












Indústria: alimentício, transformadoras, metalúrgica, siderúrgica, petroquímica. 
Mineração: reservas de petróleo, carvão e gás natural. 
Pecuária:  rebanhos de ovinos, caprinos, bovinos e suínos, impulsionando a produção de lã, carne e laticínios.
Agricultura: cultivo de frutas, uvas, horticultura.

Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu:














Possuem baixo grau de industrialização e economia pouco desenvolvida. 
Destaque: turismo, a agricultura, com plantações de subsistência e monoculturas de exportação, em especial de coco, cacau, café, mandioca e banana, além da pesca.

Referências:
escola.britannica.com.br
www.saibatudoaqui.com.br
guiadoestudante.abril.com.br
www.coladaweb.com/