terça-feira, 26 de janeiro de 2016

História dos povos pré-letrados ou povos ágrafos (Pré - história)

É uma área interdisciplinar que estuda temas como o surgimento dos hominídeos e as primeiras organizações sociais. A “História” didaticamente tem seu início com o aparecimento das primeiras civilizações  e da escrita, a Pré-História corresponderia ao período anterior ou seja antes da escrita e anterior a própria história. Porém as pinturas rupestres (os desenhos deixados  nas cavernas), os vestígios de utensílios e de ferramentas dão  ao historiador  uma ideia do que aqueles homens faziam, como pensavam,  como eles viviam,  comiam,  caçavam e faziam fogueiras. Por isto atualmente muitos estudiosos preferem chamar a Pré-História de História dos povos pré-letrados ou povos ágrafos, isto é, História dos povos que não sabiam escrever.


A historia dos povos pré-letrados ou povos ágrafos (ou Pré-História) é uma área do conhecimento partilhada entre várias disciplinas como arqueologia, antropologia e  biologia (especialmente a Paleontologia). Os gêneros de hominídeos variaram em alguns seguimentos principais e sua temporalidade, por exemplo os hominídeos mais antigos são do gênero Ardipithecus  e Austrolopithecus. Os hominídeos eram caçadores, coletores e nômades (não se fixam em um lugar).



Divisão da história dos povos pré-letrados ou povos ágrafos ( ou da Pré-história)


Arqueologia e a história utilizam os sistemas de datação (como o do Carbono 14 e da termoluminescência) e o grau de domínio da tecnologia rústica (uso de artefatos de pedra, madeira, pedaços de osso, cerâmica ... ) para dividir a ação dos hominídeos nas seguintes fases: o Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, e o Neolítico, ou Idade da Pedra Polida.  A Idade dos Metais ( 6 a 5 mil anos atrás),  o homem passou a ter um pleno domínio do fogo e começou a fazer a fusão de metais coincide com o aparecimento das primeiras civilizações.


Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

Se estendeu da origem do homem até aproximadamente 10.000 a.C.,  cerca de três milhões de anos. O ser humano habitava cavernas ou reentrâncias de rochas, caçava animais, pescava e coletava frutos, sementes e raízes. Era nômade quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região.
Vivia em bandos dividindo espaço e tarefas e vestia peles e couros dos animais que abatia, descobriu o fogo (500 mil anos da queda de raios depois pelo atrito de pedras e madeira) utilizado para espantar animais, aquecer e cozinhar alimentos.



O bens de produção eram de uso e propriedade coletivas, confeccionavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedras lascadas, pedaços de ossos e dentes de animais.



Comunicava-se com uma linguagem baseada em sons (sem  palavras), as pinturas rupestres (encontradas em cavernas como as de Altamira - Espanha, de Lascaux - França e do município de São Raimundo Nonato, no Piauí - Brasil), eram utilizadas para troca de ideias, demonstrar sentimentos e preocupações. Vestia peles e couros dos animais que abatiam.

Neolítico ou Idade da Pedra Polida

Inicia em mais ou menos 10.000 a.C. e se prolongou até mais ou menos 5.000 a.C.  Os humanos aprenderam a domesticar os animais, a praticar a agricultura (cultivar os alimentos) e a dominar a técnica de polir a pedra para a fabricação de instrumentos.



Já não precisavam mais mudar-se constantemente para encontrar comida e  tornando-se sedentários (ficavam um longo tempo em um mesmo lugar esperando a hora de colher os vegetais que haviam plantado). Passaram a se dedicar a outras atividades como a construção de casas, o trabalho com o barro e a argila, a fabricação de cestos, tecidos e  ferramentas.


Idade dos Metais

De cerca de 5.000 a.C. até por volta de 4.000 a.C,  descoberta da técnica para a fabricação de diversos utensílios com metais, primeiro foi o cobre depois  o homem aprendeu a misturá-lo ao estanho para obter o bronze mais resistente, mais tarde passou a utilizar o ferro.

As aldeias de agricultores transformaram-se em núcleos urbanos com a autoridade política de um chefe. As primeiras cidades nasceram no Oriente Médio. Biblos, no atual Líbano ( a mais antiga) e Çatal Hüyük ( há 7.000 anos), onde cultivavam trigo, cevada, ervilha, produziam cerveja, caçavam, criavam ovelhas e gado (para alimentação e vestimentas), desenvolveram o artesanato e a fabricação de jóias.



Evolução do Homem na Pré-história (principais espécies)



Indicações de vídeos sobre o tema:
https://www.youtube.com/watch?v=drx_qlKVw6o
https://www.youtube.com/watch?v=1XPL3hzuYRY

Referências:
http://www.suapesquisa.com/prehistoria/
http://www.brasilescola.com/historiag/pre-historia.htm
http://www.sohistoria.com.br/ef2/periodos/
http://www.sohistoria.com.br/ef2/periodos/p2.php
http://clikaki.com.br/wp-content/uploads/2011/04/Evolu%C3%A7%C3%A3o-do-Ser-Humano.jpg