sábado, 3 de agosto de 2013

Europa: Aspectos humanos

OS NÚMEROS POPULACIONAIS

População absoluta: 715 milhões de habitantes (menor apenas do que a Ásia)
População relativa: 69 habitantes por quilômetro quadrado
Maiores densidades demográficas: Mônaco (15.370 h/km2) - Malta (1.176 h/km2)
Áreas menos povoadas ou despovoadas: norte da Noruega (muito frio); leste, nas vizinhanças do mar negro (aridez); altas montanhas ex: Urais (altitude, temperatura, neve)

GRUPOS ÉTNICOS EUROPEUS

Etnicamente a Europa é bastante homogênea, predominando populações de cor branca. Em função de sua história (guerras, invasões, aparecimento e queda de impérios  e migrações ) o continente europeu apresenta uma variedade étnica, devido as raízes da sua população.Principais grupos étnicos:
- Germânicos: ocupam principalmente a parte central e norte da Europa. Entre eles estão os alemães, austríacos, holandeses.

















- Eslavos: habitam predominantemente a Europa oriental (leste). São os russo, poloneses, ucranianos, eslovacos, sérvios.














- Latinos: habitam predominantemente a Europa mediterrânea. São os portugueses espanhóis, italianos, franceses, e romenos.













- Anglo-saxões: ilhas britânicas.


















- Escandinavos: noruegueses, suecos, dinamarqueses e islandeses.




Existem também os finlandeses, húngaros, gregos e bascos.


PRÁTICA RELIGIOSA: 


A maioria da população segue o cristianismo, que está dividido em catolicismo romano, especialmente na Espanha, Portugal, França e Itália; protestantismo - anglicanismo (Inglaterra), calvinismo e luteranismo - em países como Alemanha, Noruega e Suécia; e o cristianismo ortodoxo, na Grécia e Rússia. Entre as religiões praticadas na Europa que não seguem o cristianismo destaca-se o islamismo.
















IDIOMAS:


O panorama linguístico da Europa confirma a sua variada origem étnica: centenas de idiomas são falados. Destacando-se os seguintes troncos linguísticos: o latino, o germânico, o céltico, o grego e o eslavo, além de línguas específicas de certas comunidades, tais como o basco, o finlandês e o húngaro (ramo linguístico fino-hungro e o turco).


















Referências:
noticias.r7.com
www.finlandia.org.br 
dnghu.org
www.significados.com.br