terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

China antiga

Localização no espaço e no tempo: Há indícios de que os primeiros grupos de pessoas chegaram na China antiga, por volta dos anos de 7000 a. C. e 5000 a. C. Esses grupos de indivíduos desenvolveram as suas sociedades distintas nas imediações do rio Huang-Ho, mais conhecido como rio Amarelo e do rio Yang-Tsé, mais conhecido como rio Azul.


Pré-histórica: chegada dos primeiros grupos e tribos humanas, entre 7000 a.C. e 5000 a.C. Desenvolveram-se próximos dos Rios Huang-Ho (Rio Amarelo), e Yang-tsé (Rio Azul). Esta ocalização foi importante para o desenvolvimento agrícola.  Eram nômades no início mantendo-se através da pesca, caça e coleta e criando alguns animais, com o tempo passaram a cultivar o arroz, a cevada e o sorgo. Em 3000 a.C. e 1800 a.C., destacaram-se as culturas Longshan e Yangshao. Descobertas arqueológicas revelaram elaborados trabalhos em cerâmica, terracota.

Política: dinastia denominação dada para um grupo de reis e rainhas que pertencem a uma mesma família e se sucedem em um mesmo governo. Dinastias na China:


Dinastia Xia: primeiro traço de organização de um reino formalmente constituído. Indícios indicam que está seria a primeira dinastia chinesa no período de 2200 a. C. e 1750 a. C. localizada no Vale do Rio Amarelo. Desenvolvimento da agricultura, comércio, medicina, pecuária e construíam casa. Teria tido 17 reis sendo o primeiro Yu, o Grande e teria chegado ao fim devido á má administração do rei Xia Jie. 


Dinastia Shang : ou Yin, foi a segunda dinastia real após alianças e disputas chegou ao poder em 1.500 a.C e 1.050 a.C. Criaram um exército poderoso e assim ampliaram seus territórios, cidades surgiram por todo o vale Amarelo. Os reis dessa dinastia tinham poderes absolutos e eram associados ao divino (para o povo) sendo considerados como  "filhos do céu". Aperfeiçoaram o sistema de escrita que era gravado em ossos dos animais e peças de bronze; as atividades artesanais com pedras de jade; a metalurgia feita em bronze para a confecção de armas, carruagens de combate e urnas funerárias, além do desenvolvimento da tecelagem da seda com a utilização de rocas. Dividiam a sociedade entre nobres, habitantes das cidades-palácios e camponeses. Eram politeístas e acreditavam que os mortos eram transformados em deuses.


Dinastia Zhou:   1050 a. C. e 256 a. C. Disputas internas pelo poder, enfraqueceram  os Shang, que foram derrotados pela família Zhou, que era um clã da região oeste do território chinês. Eles invocaram a tradição do chamado “Mandato do Céu”, onde os imperadores eram designados a governar por direito divino – mas em sua queda, perdiam esse direito. Os Zhou formaram alianças com clãs do interior da China, que enviavam homens e armas para o exército Zhou, que na eventual conquista cedia aos clãs o controle de parte dos territórios. Elaboraram dos primeiros artefatos bélicos em ferro, o que contribuiu para a defesa das fronteiras.

Dinastia Qin:  de 221 a. C. a 207 a. C. Com o tempo, os nobres do interior da China, ficaram mais poderosos e passaram a disputar entre eles mesmos o poder e os territórios do reino Zhou. Em 481 a. C., a China  estava dividida em sete reinos rivais que batalhavam entre si. O príncipe Qinshi Huangdi, da dinastia Qin,  conquistou todos os territórios  e assumiu como primeiro imperador da China, no ano de 221 a. C. concentrando o poder em suas mãos. Qinshi unificou a escrita, pesos e medidas, a legislação chinesa e iniciou a construção da Grande Muralha da China. Dinastia Qin não sobreviveu à morte de Qinshi e foi rapidamente substituída pelos Han. 


Dinastia Han: de 206 a. C. a 220 d. C. Após a morte de Qinshi Huangdi ocorreu uma crise e algumas disputas pelo poder, terminando com a vitória de Lui Bang, da dinastia Han, no ano de 206 a. C. Cargos públicos passaram a ser acessíveis mesmo aos não nobres – por um sistema baseado em concursos – o que reduziu as revoltas populares. O comércio com o eixo ocidental tem início. Nessa época destacam-se os moinhos d’água, artefatos em ferro e outros metais, criação das primeiras bússolas, desenvolvimento da pólvora, técnicas de pavimentação inovadoras, arados mais avançados, popularização do papel. Estes avanços impulsionaram o comércio e a produção de alimentos e criando as bases para a prosperidade do império. A dinastia Han entrou em decadência em 220 d.C., quando o governo foi enfraquecido por uma série de revoltas e pressões exercidas por grandes famílias da nobreza – que havia perdido consideravelmente seu poder sob o jugo dos Han. O império, que já vinha unificado por quase 500 anos, foi dividido em três reinos: Wu, Shu e Wei, e essa divisão durou até o ano 265 d.C.


Domínio mongol:  1211 e 1215 mongóis invadiram a China iniciam um dividido 12 províncias, continuando o desenvolvimento atingido anteriormente. Os mongóis são retirados do poder em 1368 por uma resistência interna que assumiu o poder com o nome de dinastia Ming. O território chinês se expandiu para a Manchúria, Indochina e Mongólia. Esse reinado ruiu com a chegada dos europeus, em 1516 terminando com a invasão manchu em 1644.


Outras dinastias da China antiga:
• Período das Seis Dinastias (220 – 589 d. C.
• Dinastia Sui (581 – 618 d. C.)
• Dinastia Tang (618 – 906 d. C.)
• Período das Cinco Dinastias (907 – 960 d. C.)
• Dinastia Song (960 – 1279 d. C.)
• Dinastia Yuan (1279 – 1368 d. C.)
• Dinastia Ming (1368 – 1644 d. C.)
• Dinastia Qing (1644 – 1912 d. C.)
Economia: cultivavam trigo, cevada, painço, sorgo e arroz, cultivavam amoreiras para a criação do bicho da seda. Criaram diques, represas e canais de irrigação para melhorar sua agricultura. Dedicavam-se à produção de cerâmica e porcelana. Rota da seda, foi como ficou conhecido os caminhos pelos quais as caravanas regiões da Índia, Arábia, Rússia, Egito, região central da Ásia, Pérsia, Turquia. Os comerciantes que utilizavam essa rota, vendiam e compravam diversos tipos de produtos não apenas a seda, especiarias (cravo, canela, noz moscada, pimenta, entre outros temperos), sal, óleos, gengibre, cerâmicas e etc. 


Sociedade: no topo da pirâmide social estava o imperador escolhido divino, com direitos e garantias que não eram extensíveis aos homens – somente a ele. Abaixo  estavam os nobres, grandes proprietários de terras, que tinham à sua disposição grupos armados (similar ao que os senhores feudais seriam durante a Idade Média no Ocidente.), altos funcionários imperiais, como os coletores de impostos, os chefes de polícia e os mandarins (altos funcionários públicos, conselheiros de estado). Seguem os comerciantes, curandeiros e médicos, funcionários públicos de baixa patente. Na base da sociedade estavam os camponeses, que cultivavam as terras das famílias nobres em troca de parte das colheitas. Eram servos e podiam ser convocados pelo nobre o imperador, para a realização de obras e trabalhos públicos - como a construção de barragens, canais e edifícios. Geralmente as aldeias tinham de ceder alguns dos filhos para compor os exércitos dos senhores nobres.
Religião: destaque para taoísmo e o confucionismo ligadas à filosofia. O taoísmo baseia-se das obras do filósofo Lao-Tsé, seus valores são: compaixão, respeito à natureza, valorização de um modo de vida simples e aceitação da transitoriedade da vida. O universo seria controlado por duas forças opostas e complementares: yin (que simboliza a passividade, a noite, o frio e o feminino) e yang (que simboliza a atividade, o dia, o calor e o masculino), que formariam uma unidade equilibrada conhecida como tao. Por estar ligado a natureza e a simplicidade de conceitos, atraía camponeses e trabalhadores. O confucionismo surgiu com o filósofo Confúcio (551 a.C. a 479 a.C.),  seus valores são: humanidade (ren), senso de justiça (yi), ritual (li), conhecimento (zhi) e integridade (xin), aliados ao respeito, à tolerância e ao culto aos antepassados. "Seus ensinamentos formavam complexo sistema de culto e organização social, buscando o autoconhecimento e o aprimoramento pessoa. O respeito e obediência eram eixos centrais no confucionismo, bem como valores de união, tradição e família. O respeito aos superiores, aos pais e antepassados, o respeito dos servos pelos senhores e de todos pelo imperador." Destaque também para o budismo introduzido pelo imperador han Ming-Ti, porém só se espalhou na China nos séculos V e VI com o apoio da dinastia Wei e Tang. Neste período espalharam-se escolas budistas.


Cultura e curiosidades: a Grande Muralha começou a ser construída 220 a.C. pelo imperador Qin Shi Huangdi com objetivos militares (proteger a China contra a invasão dos povos do Norte). Sua construção terminou no século XV, durante a Dinastia Ming. Possui cerca de 21,9 mil quilômetros de extensão (contanto com as diversas ramificações), tendo em média  entre 6 e 7 metros de altura e 4 a 5 metros de largura. Construída com materiais disponíveis envolveu centenas de milhares de trabalhadores, soldados e camponeses Foi transformada no símbolo da China 1980 e em 2007, foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.  "A medicina Chinesa era preventiva, os médicos cuidavam para que os pacientes não ficassem doente para isso desenvolveram técnicas como a acupuntura e utilização de ervas e raízes medicinais como Ginseng". Criaram a bussola, o sismógrafo, o papel, o papel moeda, a pólvora.


Videos:
https://www.youtube.com/watch?v=_egY0ruiY0M
https://www.youtube.com/watch?v=isRCYMpWkOQ
https://www.youtube.com/watch?v=b7kjEhv624k
https://www.youtube.com/watch?v=mn3ccUSL_bA

Referências:
www.worldhistory.org/www.gaialhia.kit.net/4shared.com/www.slideshare.net
https://www.todamateria.com.br/china-antiga/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/china-antiga
FAIRBANK, J. K.; GOLDMAN, M. China: uma nova história. Porto Alegre, RS: L&PM, 2006                  SCARPARI, M. Grandes civilizações do passado: China antiga. Barcelona. Ediciones Folio. 2006. 
https://www.coladaweb.com/historia/china-antiga
https://www.suapesquisa.com/historia/china/
https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/china-antiga
https://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL689789-15913,00    LINHA+DO+TEMPO+VEJA+OS+PRINCIPAIS+FATOS+DA+HISTORIA+DA+CHINA.html
https://mundoeducacao.uol.com.br/china/origens-civilizacao-chinesa.htm
https://www.storyboardthat.com/pt/storyboards/pt-examples/estrutura-social-da-china-antiga
https://www.moedaeselo.lel.br/peca.asp?ID=1240983
https://segredosdomundo.r7.com/grande-muralha-da-china-curiosidades/
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-dinastias-chinesas-o-rico-legado-cultural-para-o-ocidente.phtml
https://www.suapesquisa.com/historia/china/dinastia_shang.htm
https://www.coladaweb.com/historia/china-antiga
https://www.historiaantiga.com/tipos-de-arte-chinesa/
https://www.suapesquisa.com/china/dinastia_zhou.htm
https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2019/11/historia-do-imperio-mongol-da-origem-queda.html
https://www.sohistoria.com.br/ef2/china/p3.php
https://www.sohistoria.com.br/ef2/china/p6.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário