sábado, 18 de setembro de 2021

Egito Antigo

Localização no espaço e no tempo: O território do Antigo Egito era dividido em Alto Egito (região do vale do Nilo) e Baixo Egito (região do Delta do Nilo), localizado geograficamente no nordeste do continente africano limitando-se ao norte com o mar Mediterrâneo, ao sul com o Sudão, a leste com o mar vermelho e a oeste com o deserto da Líbia. Períodos: Antigo Império 3200-2000 a.C. (da unificação até o fim do poder monárquico); o Médio Império 2000-1580 a.C., (da recentralização do poder até invasão dos hicsos), Novo Império 1580 – 525 a.C., (da expulsão dos hicsos até a invasão dos persas).


Política:

Período pré-dinástico (5000-3200 a.C.): os povos viviam em nomos (clãs) independentes mas que se uniam para solucionar problemas em comum como abrir canais de irrigação, construir diques. As relações se transformam com a formação do Reino do Baixo Egito (norte) e o Reino do Alto Egito (sul). 


O Antigo Império (3200-2300 a.C.): Menés em 3.200 a,C. unificou o alto e o baixo Egito em uma monarquia despótica de origem divina com sistema baseado na servidão coletiva dos camponeses (obrigados a trabalhar nas lavouras, construções e obras administradas pelo governo do faraó). Como primeiro faraó Menés  fundou a primeira dinastia, o faraó era considerado um deus vivo sendo todo o território egípcio sua propriedade. Tínis era a capital durante a primeira e a segunda dinastias, na terceira e quarta dinastias (auge do Antigo Império) a capital passou a ser Mênfis. Na terceira dinastia os egípcios já concentravam riquezas e poder, o que possibilitou que no reinado de Zoer fosse construída uma pirâmide escalonada como tumba. Na planície de Gizé foram construídas pirâmides pelos faraós Queóps, Quéfren e Miquerinos da quarta dinastia, a esfinge foi construída pelo faraó Quéfren. Lutas políticas e sociais a partir da quinta dinastia, ataques dos nômades no deserto puseram fim ao Antigo Império. A centralização política era  questionada pelos nomarcas que em 2.200 a.C. descentralizaram o poder.

O Médio Império (2050-1750 a.C.):  inicia com o príncipe de Tebas (a capital passa a ser Tebas), Mentuhotep I, que inicia a reunificação política do Egito. A servidão coletiva reinicia.Destacam-se os faraós  Amenemhat III (construiu o Lago Méris), Sesóstris I e Sesótris III. Por volta de 1750 a.C., os hicsos (povo de origem asiática - introduziram no Egito o bronze, o cavalo e os carros de guerra.) invadiram o Egito, pondo fim no Médio Impérioe, permanecem no poder por dois séculos. 
O Novo Império (1580-1080 a.C.): Por volta de 1580 a.C. inicia  o Novo Império quando Amésis I mobilizou os egípcios contra os hicsos. Tebas voltou a ser a capital, e Amon, o deus local, tornou-se a principal divindade do Egito, os hebreus forma subordinados aos egípcios. Características: militarismo, conquistas, principalmente no reinado de Tutmés III que conquistou as regiões do Sudão e da Mesopotãmia. Amenófis IV (1377 a.C. – 1358 a.C.), impôs a adoração única e exclusiva do deus Aton, representante do círculo solar (colocando fim ao politeismo). Mudou seu nome para Akhenaton, constroí uma nova capital em homenagem ao deus-sol. Depois de sua morte o politeísmo retorna foi com seu filho Tutancâmon. Depois de viver um novo processo de expansão territorial, sob o governo de Ramsés II,  iniciou-se a decadência com invasões de vários povos entre eles os Assírios. 
Renascimento Saíta: Após a expulsão dos Assírios ocorreu o Renascimento Saíta (capital passa a ser Saís) com Psamético I. Característica:  desenvolvimento comercial e artesanal. O faraó Necao patrocinou uma expedição de circunavegação do continente africano. Em 525 a.C., os persas conquistaram o Egito aproveitando a instabilidade interna causada por revoltas camponesas. Após este período o Egito foi invadido pelos macedônios e romanos tornando marcando a região com uma intensa variedade cultural.

Sociedade:

Organizada hierarquicamente e de limitada mobilidade social, sendo o topo ocupado por quem mais detinha mais poder que o grupo seguinte. A monogamia predominava com exceção do faraó que tinha várias esposas. Diferente das demais civilizações antigas a mulher no Egito podia adquirir propriedade, legar bens e fazer testamentos.

Faraó

Tutankamon

O Faraó estava no topo da pirâmide social, reconhecido como deus na terra - poder teocrático (para manter este poder o faraó só podia se casar com mulheres de sua família), o governo era monárquico  e transmitido hereditariamente (de pai para filho permanecendo longos períodos em uma mesma família - dinanstia), governava o Egito (dominava toda sociedade).  As camadas mais pobres da sociedade (agricultores, artesãos e pequenos comerciantes) pagavam os impostos destinados para manter a administração e a vida luxuosa da corte. As obras públicas (canais de irrigação, templos, diques, reservatórios de água) e privadas eram construídas por escravos As pirâmides eram construídas para abrir seu corpo mumificado e suas riquezas. Criava as leis e decidia suas aplicações, nas cidades existiam tribunais de justiça. Os escribas e funcionários assim como os órgãos governamentais que formavam o Estado auxiliavam na administração do Egito. As camadas 

Sacerdotes

Organizavam os rituais, templos, festas e atividades religiosas. Conheciam as características, funções e particularidades de cada divindade egípcia sendo seus mediadores na terra o que lhes garantiam privilégios. Alguns sacerdotes foram mumificados e colocados em pirâmides. 

Chefes Militares


Encarregados da segurança do território egípcio e de quem nele vivia. Destacavam-se em tempos de guerra quando organizavam o exercito e suas ações. Passam a ser uma força social e política após a expulsão dos hicsos. 

Escribas 


Sua função era registrar em papiro (papel feito com a fibra de papiro), nas paredes das pirâmides e em placas de pedras fatos da sociedade, da vida do faraó  e dos impostos e taxas cobrados.

Comerciantes


Responsáveis por trazer mercadorias de outras regiões para o Egito.

Artesãos, camponeses e soldados


Além de trabalhar para sobreviver muitas vezes eram chamados para trabalhar em obras públicas sem recompensa.

Escravos


Capturados em guerra, filhos de escravos e como forma de tributos das regiões dominadas. Trabalhavam sem retorno financeiro, recebiam o mínimo para sobreviver. Muitas vezes eram punidos com castigos, não tinham direitos. "
Os escravos domésticos, os artesões e os artistas recebiam um tratamento melhor do que os dados aos escravos que trabalhavam nas minas e pedreiras".

Economia

Agricultura



As terras pertenciam ao Faraó por isto os camponeses as  cultivavam em troca do pagamento de tributos  ou de trabalho. As cheias do Nilo e a utilizavam sistema de irrigação com canais e diques permitiam o cultivo da terra em um  modelo de produção coletiva controlado pelo estado  - sacerdotes, escribas e chefes militares  administravam os trabalhadores livres e os escravos em nome do Faraó. Cultivavam cevada (cereal usado para fazer cerveja e outras bebidas alcoólicas), trigo, azeitona, vinha, algodão, linho, lótus (planta aquática), árvores frutíferas, papiro (para produção de papel, cestos, cordas, sandálias, esteiras e embarcações). legumes e hortaliças (repolho, pepino, lentilha, nabo, rabanete), 

Pecuária



Criaram bois, cabras, asnos, porcos, cavalos, aves (gansos, patos e pombos) para transporte e produção de carne.

Pesca e caça



Pesca - tilápia, carpa e pescada para alimentação. Caça - antílopes, coelhos, crocodilos e  hipopótamos.

Artesanato



Matéria-prima  papiro, metais, pedras, madeiras, marfim, linho e algodão para fabricar  móveis, jóias, objetos de couro, cestos, potes de cerâmica e tecidos. Para a construção de templos ou fabricação de armas os artesão podiam ser requisitados pelo Estado. 

Extração Mineral

Cobre, chumbo, ouro e pedras (construção e decoração).

Comércio 


Troca de mercadorias e utilização de moeda a partir do século V a. C. Comércio interno bastante desenvolvido. Comércio externo (dependia do Faraó) - com Núbia, Palestina, Biblos, Creta, Fenícia (fornecia para o Egito principalmente embarcações), Arábia, Indía e Grécia (fornecia para o Egito entre outras coisas as plantas utilizadas como matéria prima para a mumificação), exportavam cereais, vinho, óleos vegetais, azeite, cerâmica, papiro e móveis e importavam pedras preciosas, marfim, perfumes e madeiras.

Religião

Combinação de mitos, crenças e práticas religiosas. Influenciava a vida dos egípcios, politeísta - acreditavam em vários deuses; antropomórfica - deuses com forma humana; zoomórfica - deuses com forma animal; antropozoomórfica - deuses com forma humana  e animal.Conceitos: maat (associado a deusa da justiça com este nome) - importância de viver uma vida correta, existência harmônica com o universo (a ação de cada um reflete em todos); heka (associado ao deus da mágica com o mesmo nome) relacionado á mágia e sua importância na criação do universo e na manifestação do poder dos deuses. Acreditavam na vida após a morte e que a vida terrena era apenas uma etapa da existência. Ao morrer a pessoa tinha suas ações julgadas em um tribunal representado por Osíris através da pesagem de seu coração em uma balança de um lado e uma pena (representando a justiça) do outro, casa o coração fosse mais leve que a pena a pessoa iria para o paraíso caso contrário a alma da pessoas era devorada por Ammit.

Os corpos eram mumificados para a continuidade da vida. A mumificação durava 70 dias, os órgãos eram retirados (exceto o coração) e colocados em vasos especiais, o corpo era limpo e banhado com óleos e resinas especiais, depois enfaixado com linho. Era um processo caro por isto poucos tinham acesso, as classes mais baixas realizavam um processo mais simples, enquanto os corpos dos escravos não recebiam nenhum processo de preservação. 

Mastabas, hipogeus, pirâmides eram os locais onde ficavam as múmias assim como os objetos que poderiam ser úteis as pessoas na vida após a morte.Os sacerdotes podiam ser homens ou mulheres, e podiam ter família, responsáveis pela adoração dos deuses, manutenção do templo, festivais religiosos, funerais, casamentos além de curandeiros. 

Cada deus exercia uma função e relacionava-se a situações cotidianas,  eram onipresentes e metamórficos, influenciavam os elementos e controlavam a natureza, tinham muito em comum com os homens - podiam nascer - envelhecer e morrer, possuíam nome - sentimentos e corpo que deve ser alimentado. Porém o corpo dos deuses tinha o poder da transformação por exemplo de suas suas lágrimas podiam dar nascimento a seres ou minerais. 

Deuses principais:


Geb; deus da Terra.

Nut: deusa do céu.

Rá: responsável pela criação do mundo, representado pelo Sol, mais comulmente representado com a face de uma ave de rapina. 

Osíris: deus dos mortos que haviam sido bem mumificados e enterrados, já que isto os levariam a ressurreição, representava os ciclos de morte e a volta à vida. Filho mais velho de Geb e Nut, reinou como primeiro faraó ensinou aos humanos a agricultura

Ísis: esposa-irmã de Osíris com quem teve Hórus, deusa da fertilidade, do amor e da magia. Representada com corpo humano e asas de águia

Seth: deus do caos,  responsável pelas guerras, pela escuridão, matou seu irmão - Osíris. Seu papel era necessário para que os demais deuses impusessem a ordem.

Nephthys: irmã-esposa de Set, deusa das terras áridas, dos desertos e da morte, teve um filho com  Osíris (Anúbis). Tem características humanas e assume a forma de águia.

Amon:  “o oculto” , representa os poderes invisíveis do universo. 

Anúbis: deus dos mortos e doentes, responsável por conduzir as almas após a morte. Representado com corpo humano e cabeça de chacal. 

Hórus: representado por um homem com cabeça de falcão, era o deus do céu e o protetor da realeza. Os monarcas eram vistos como a encarnação de Hórus.

Maat: deusa da justiça, simbolizava a ordem cósmica garantida pelo rei.

Ptah:  deus dos artesãos,  criador de coisas.

Ápis: representado sob a forma de um touro. Seu culto relacionava-se com o de Ptah e Osíris.

Thot: deus da sabedoria e da cura, representado como um homem com cabeça de ave, inventou a escrita.

Aton: O disco solar. Era um deus secundário até que, durante o reinado de Aquenaton, foi elevado ao alto do panteão.

Hator: esposa de Hórus, guardiã das mulheres representada por uma mulher com orelhas ou cabeça de vaca.

Medicina


Deixaram diversos registros descrevendo doenças, diagnósticos, causas, remédios, cirurgias,  funcionamento de órgãos, lesões físicas, tratamento de doenças do estômago - coração - fraturas. Estes registros determinavam um padrão a ser seguido por futuros médicos. Existiam médicos especialistas e ajudantes. A prática da mumificação auxiliou no conhecimento anatômico alcançado pelos egípcios. 

Astronomia

Dividiram o ano em 365 baseado trajetória do sol, 3 estações - inundação, semeadura e colheita; e um dia em 24 horas.


Escrita e literatura

Utilizavam três sistemas de escrita:
Hieroglífica: escrita sagrada utilizada pelos escribas em assuntos religiosos e oficiais composta por ideograma (desenho do objeto), fonema (símbolos representando som) e determinante (signos que indicavam a que tipo de objeto o ícone representado pertencia). Feitas , nas paredes de templos, túmulos, estátuas, monumentos, pirâmides, sarcofagos e palácios para registrar louvores aos deuses, cenas domésticas.

Hierádica: abreviação dos hieróglifos e utilizada na sua complementação. Utilizada em textos religiosos, administrativos, científicos e literários, feitos em papiros, ostracas (cerâmicas), linho, madeira, pedra e couro.
Demótica: escrita mais simplificada utilizada no dia a dia na contabilidade dos armazéns reais e templos, transações comerciais e literatura.
A literatura egípcia engloba poemas, hinos aos deuses, explicação de mitos e rituais, textos biográficos e históricos, tratados científicos, documentos econômicos e administrativos. Destaque para o Livro dos Mortos.

Arquitetura

Destaque para os templos como o de  Karnac, Luxor, as pirâmides de Gizé - Quéops, Quéfren e Miquerinos, esfinges e obeliscos.


Pintura

 "Lei da frontalidade" representavam uma pessoa ou divindade em uma postura rígida combinando uma visão frontal e lateral ao representar os personagens com a cabeça e pernas de perfil enquanto os olhos, ombros e tronco de frente. As pinturas eram feitas em palácios, templo, paredes de tumbas retratando entre outras cenas familiares e cotidianas (procissões, cultivo e colheita).
Artesanato

Obras de marcenaria e ourivesaria (trabalhar com ouro e prata) eram os destaques.

Matemática


Utilizavam  partes do corpo humano como pés, antebraço e braço para estabelecer medidas, assim os dedos das mãos são a base para estabelecer múltiplos de dez nos registros escritos. Através de cálculos previam as cheias do Nilo, dividiam as terras aráveis, construções hidráulicas, calculavam impostos. Utilizavam aritmética, geometria, álgebra, raiz quadrada, frações, cálculos de área de círculo e trapézio.

Vídeos recomendados:
https://www.youtube.com/watch?v=fM1CyZ372qQ
https://www.youtube.com/watch?v=qytoTGSy8qI&t=99s
https://www.youtube.com/watch?v=9JnEhc4LKrQ

Referências:
https://cmpm3artes1.wordpress.com/2016/02/20/arte-egipcia-arquitetura-escultura-pintura-e-a-lei-da-frontalidade/
http://arqueologiaegipcia.com.br/2017/01/22/a-lei-da-frontalidade-entendendo-as-pinturas-egipcias/
https://antigoegito.org/arquitetura-egipcia/
https://www.bbc.com/portuguese/geral-40634202
https://www.infoescola.com/historia/medicina-no-antigo-egito/
https://www.coladaweb.com/historia/sociedade-egipcia
https://conhecimentocientifico.com/egito-antigo/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/egito-antigo
https://www.todamateria.com.br/egito-antigo/
https://escola.britannica.com.br/artigo/Egito-antigo/481206
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/egito-antigo-verdades-e-mentiras-sobre-a-civilizacao-multimilenar.htm
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-egito-antigo.htm
https://escolakids.uol.com.br/historia/egito-antigo.htm
https://www.historiadomundo.com.br/egipcia/caracteristicas-geograficas.htm
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/egito-1.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/formacao-imperio-egipcio.htm
https://www.suapesquisa.com/historia/politica_egito_antigo.htm
https://www.historiadomundo.com.br/egipcia/historia-politica-do-egito-antigo.htm
https://www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/historia-politica/
https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/quem-e-o-escriba-sentado/
https://antigoegito.org/os-comerciantes-egipcios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário