quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Oceania - Aspectos naturais


A Austrália ocupa cerca de 90% da porção continental, os outros países são formados por ilhas e atóis no Oceano Pacífico, sendo que a maioria é de origem vulcânica. Essas ilhas estão divididas em três grupos: Polinésia (no extremo leste), Melanésia (porção central) e Micronésia (porção norte).

RELEVO

A Austrália é uma das poucas áreas do continente tectonicamente estável. Grande parte da Oceania está situada nas bordas da Placa do Pacífico, uma área tectonicamente muito ativa denominada de Círculo de Fogo do Pacífico, o que deu origem a uma grande quantidade de ilhas de origem vulcânica. Uma das ilhas vulcânicas mais famosas é o Havaí, situada sobre um Hot Spot, ponto intraplaca de temperatura anômala, que possui um dos vulcões mais ativos do Planeta, o Kilauea.






















Possui uma grande quantidade de atóis, sobretudo na região da Micronésia e da Polinésia. Os atóis são formações de recifes de corais desenvolvidos em formato circular no entorno de ilhas vulcânicas antigas, intensamente erodidas, criando lagoas rasas no meio do oceano. 

















Austrália: é a porção mais antiga da Oceania com uma altitude predominantemente baixa. O relevo australiano pode ser dividido em três partes: Cadeias montanhosas no leste (cordilheira Australiana ou Grande Cadeia Divisória), com o ponto mais alto do país, o Monte Kociusko (2.391 m); Planalto Ocidental -  terrenos cristalinos de baixas altitudes (600 m); Planícies e depressões centrais, compostas ao norte pela Grande Bacia Artesiana, onde está o lago Eyre, e atravessadas pelos rios Murray e Darling, os mais importantes da Austrália.
































Nova Zelândia :  composta por duas Ilhas principais - as Ilhas do Norte e do Sul. A primeira encontra-se no limite entre as placas do Pacífico e a Placa Indo-Australiana, sendo marcada pela alta atividade tectônica, responsável pela grande cadeia montanhosa presente na ilha — os Alpes, do Sul. Possui um relevo mais baixo na Ilha do Norte (monte Egmont, com 2.518 m, e vulcão Ruapehu, com 2.796 m). Na Ilha do Sul, os Alpes Neozelandeses destacam-se com altitudes superiores a 3 mil metros, incluindo o ponto mais alto do país, o monte Cook (3.784 m). As pequenas ilhas da Oceania são formadas por acumulação de corais ou têm origem vulcânica, fazendo parte do Círculo de Fogo do Pacífico.













Papua-Nova Guiné: situada no limite entre placas, possui uma importante área montanhosa que abrange o pico mais elevado de toda a Oceania, o Monte Wilhelm, que possui 4.509 m de altitude.














Micronésia e Polinésia: paisagens naturais vulcânicas, pois são cortadas pelo Cinturão de Fogo, uma zona de intensa atividade vulcânica e sísmica.

CLIMA

Zonas Climáticas:  o continente ocupa  a Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e a Zona Glacial Antártica) e a Zona Intertropical (entre os Trópicos de Capricórnio e o de Câncer). Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. 














Austrália: quente e seco em 60% do país, com pluviosidade abaixo de 500 mm anuais. Os seus maiores desertos são o Grande Deserto de Areia, o Gibson e o Grande Deserto de Vitória. Tropical (norte), mediterrâneo (sul) e subtropical (leste). 
Nova Zelândia:  o clima é influenciado pelo relevo e apresenta temperaturas mais baixas e chuvas bem distribuídas. 
Ilhas da Micronésia e da Melanésia: vigora um clima equatorial, sem grandes variações de temperatura durante o ano.
Polinésia: o clima é tropical, variando segundo a latitude. 

HIDROGRAFIA














A Oceania tem poucos rios importantes o que se deve em boa parte à pequena superfície das ilhas. Apesar da forte pluviosidade, os leitos dos rios não dispõem de extensão suficiente para formação de cursos significativos. A Austrália é pobre em rios, consequência do predomínio de climas áridos e semi-áridos. Na porção centro ocidental do país, os rios são temporários, como os tributários do lago Eyre, o maior dos variados lagos australianos. Merecem destaque o Murray e seu afluente Darling, na Austrália; o Waikato, na Nova Zelândia; e o Daru, o Fly, o Kikori, o Purari, o Ramu e o Sepik, em Papua Nova Guiné.

VEGETAÇÃO

A flora do continente tem alto índice de variedade, desde plantas xerófilas e algumas espécies tropicais. Por causa da extensão, a maior variedade está situada em território australiano. O eucalipto é considerado uma espécie destaque da região. O continente é conhecido por ter diversidade nas condições vegetais. Podem ser encontradas florestas tropicais úmidas, subtropicais, savanas, áridas e semiáridas.















No sudeste da Tasmânia, são encontradas palmeiras e outras espécies tropicais. As regiões ligadas ao mar trazem florestas imensas de carvalhos. Na parte interior do continente , existe maior presença vegetativa do tipo estepe, maior incidência de ervas e plantas com espinho.



















A Nova Zelândia na parte oeste da ilha, ainda restam espécies consideradas valiosas no mercado mundial de espécies exóticas. Alta incidência de planícies com pastos naturais e artificiais.

FAUNA
















A fauna da Oceania é caracterizada por uma grande variedade de espécies animais, porém os marsupiais se destacam. Na Austrália, há uma grande quantidade de Cangurus (animal símbolo do país). Outros animais típicos da Oceania são o coala, dingo, cacatua, diabo da tasmania, ornitorrinco, quivi, cisne negro, elefante marinho, kaluta e kowari.

Referências:
portaleducarbrasil.com.br
www.klick.com.br
meioambiente.culturamix.com
www.fcnoticias.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário