sábado, 28 de dezembro de 2013

Oceania - Aspectos Econômicos


A economia continental apresenta grande disparidade, fato que pode ser analisado através da diferença no Produto Interno Bruto (PIB) dos países dessa região. Austrália e Nova Zelândia possuem alto grau de desenvolvimento socioeconômico, estando entre os países mais ricos e com melhor qualidade de vida do planeta. Essas duas nações apresentam forte industrialização e agropecuária altamente mecanizada. Os outros países apresentam economia com pouca expressividade, baseada na agricultura. O turismo é desenvolvido em praticamente todos os países.

Austrália:





























Indústria: diversificada  destaque para os segmentos de: química, metalurgia, siderurgia, petroquímica, máquinas e equipamentos. O parque industrial concentra-se, especialmente, aos arredores de Sidney e de Melbourne. 
Mineração: extração de bauxita, ouro, ferro, chumbo e manganês.
Pecuária: criação de ovinos (maior produtor de lã do mundo).
Agricultura: modernizada, concentrada especialmente no sudeste do país. Os principais produtos: cereais, cana-de-açúcar e frutas. 
Integra o bloco econômico - Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico). Os países que mais mantêm relações comerciais  são: Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos. 

Nova Zelândia:












Indústria: alimentício, transformadoras, metalúrgica, siderúrgica, petroquímica. 
Mineração: reservas de petróleo, carvão e gás natural. 
Pecuária:  rebanhos de ovinos, caprinos, bovinos e suínos, impulsionando a produção de lã, carne e laticínios.
Agricultura: cultivo de frutas, uvas, horticultura.

Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu:














Possuem baixo grau de industrialização e economia pouco desenvolvida. 
Destaque: turismo, a agricultura, com plantações de subsistência e monoculturas de exportação, em especial de coco, cacau, café, mandioca e banana, além da pesca.

Referências:
escola.britannica.com.br
www.saibatudoaqui.com.br
guiadoestudante.abril.com.br
www.coladaweb.com/

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Oceania - Aspectos humanos

Colonização e povoamento:


















A Oceania, considerada novíssimo mundo, é a maior concentração de ilhas do Planeta. Foi colonizada pela Inglaterra, principalmente a Austrália e a Nova Zelândia. Outros povos que colonizaram a região os holandeses, franceses, portugueses e norte-americanos. O processo de colonização teve início em meados do século XVIII. A Oceania é composta por diversas ilhas que foram exploradas e desbravadas durante o processo de colonização. Os primeiros povos que chegaram à Austrália (ilha mais importante e mais extensa em termos de território) vieram da Inglaterra e eram prisioneiros perigosos, prostitutas e mendigos. Estas pessoas eram enviadas para os EUA, porém eram barradas. Dessa forma, eram mandadas para uma nova terra (cerca de 170 mil). Os prisioneiros trabalharam na construção dos vilarejos e na exploração das novas terras, que eram habitadas pelos aborígenes. Durante a exploração do continente, diversas minas de ouro foram encontradas e, atualmente, a Austrália é a maior detentora de reservas de ouro no mundo. Em 1901, a Austrália se tornou uma nação independente, mas manteve laços de amizade com o seu país colonizador, Inglaterra.

Distribuição da População:

A Oceania é o menor continente terrestre, apresentando uma extensão territorial de 8.526.462 quilômetros quadrados (somente a Antártica possui menor contingente populacional). A população continental está distribuída de forma desigual nos 14 países. A Austrália abriga cerca de 60% dos habitantes da Oceania – o país é habitado por 21.292.893 pessoas. Papua Nova Guiné (6,7 milhões de habitantes) e Nova Zelândia (4,2 milhões) são as outras nações populosas da Oceania.As outras 11 nações continentais apresentam contingente populacional inferior a 1 milhão de habitantes. Países pouco povoados: Nauru  9.771 pessoas, Tuvalu 11,1 mil habitantes e Palau 20 mil habitantes. Nova Zelândia e Austrália possuem elevado grau de industrialização, fato que desencadeia fluxos migratórios para esses países, aumentando, assim, o contingente populacional.













População dos países da Oceania:
Austrália: 21.292.893 habitantes.
Fiji: 849.218 habitantes.
Ilhas Marshall: 54.065 habitantes.
Ilhas Salomão: 523.170 habitantes.
Kiribati: 98.989 habitantes.
Micronésia: 110.728 habitantes.
Nauru: 9.771 habitantes.
Nova Zelândia: 4.266.498 habitantes.
Palau: 20.397 habitantes.
Papua Nova Guiné: 6.732.159 habitantes.
Samoa: 178.846 habitantes.
Tonga: 103.967 habitantes.
Tuvalu: 11.093 habitantes.
Vanuatu: 239.788 habitantes.

Densidade demográfica:

















A densidade demográfica dos arquipélagos varia, Austrália - 2,2 hab/km2 e Papua Nova Guiné  7,7 hab/km2 - apresentam taxas de ocupação baixíssimas, enquanto Nauru e Tonga respondem pelas duas maiores concentrações da Oceania: mais de 380 e mais de 163 hab/km2, respectivamente.A extensão territorial, o clima e o nível de desenvolvimento econômico  influenciam a distribuição irregular da população da Oceania. Austrália e Nova Zelândia têm 85%  de sua população estabelecidos nas zonas urbanas, enquanto no restante das ilhas a maioria dos habitantes ocupa as áreas rurais.

Números populacionais:

















- Países independentes da Oceania: Austrália, Fiji, Ilhas Cook, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Estados Federados da Micronésia, Nauru, Niue, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Timor-Leste, Tonga, Tuvalu, Vanuatu, e Polinésia Francesa.
- Países dependentes: Ilhas Marianas  (dominadas pelos EUA), IIhas Carolinas (dominadas pela Micronésia), Nova Caledônia (dominada pela França), Território Antártico Australiano (dominada pela Austrália) , Dependência de Ross (dominada pela Nova Zelândia), Terra Adélia (dominada pela França) e Samoa Americana (dominada pelos EUA).
















População: 32 milhões de habitantes, correspondendo a 0,5% da população mundial
Área total em km2: 8.480.354
Densidade (habitantes/km2): 3,54 (2000)
População urbana: 22.213.000 (74%)
População rural: 7.805.000 (26%)
Analfabetismo: 4,6% (2000)
Natalidade: (% hab): 16,5% (1998)
Mortalidade: (% hab): 7,5% (1998)
PIB Total: US$ 421,640,000.00 (1998)
PIB per Capita: US$ 15,501.00 (1998)
Países: 14 países independentes
Religiões principais: Católicos romanos (8,1 milhões - 27%) e Protestantes (7,2 milhões - 23,9%)
Média de idade da população: 30,7 (1998)
Maiores cidades: Sidney, Melbourne e Brisbane (todas na Austrália)
Taxa de crescimento urbano (1995-2005): 1,4%.

Principais grupos linguísticos:














Inglês  idioma mais falado no continente, o francês e os dialetos nativos também são falados.

Religiões:
















Maioria cristãos: católicos romanos (27%) e protestantes (24%).

Etnias:

















A população da Oceania se constitui de caucasianos, aborígenes e asiáticos. Quase todas as ilhas da Oceania têm a população composta majoritariamente por nativos. Excetuam-se a Austrália e a Nova Zelândia, onde os brancos europeus - entre os quais predominam os de origem britânica - constituem a maioria dos habitantes.Os grupos humanos melanésios, micronésios e polinésios costumam migrar de um arquipélago para outro, em busca de melhores condições de trabalho, havendo, por isso, alto grau de miscigenação. Em algumas ilhas, verifica-se a presença de grandes parcelas de indianos e chineses.

Referências:
www.conhecimentosdaoceania.jex.com.br
www.portaloceania.com
chc.cienciahoje.uol.com.br
www.portalsaofrancisco.com.br

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Oceania - Aspectos naturais


A Austrália ocupa cerca de 90% da porção continental, os outros países são formados por ilhas e atóis no Oceano Pacífico, sendo que a maioria é de origem vulcânica. Essas ilhas estão divididas em três grupos: Polinésia (no extremo leste), Melanésia (porção central) e Micronésia (porção norte).

RELEVO

A Austrália é uma das poucas áreas do continente tectonicamente estável. Grande parte da Oceania está situada nas bordas da Placa do Pacífico, uma área tectonicamente muito ativa denominada de Círculo de Fogo do Pacífico, o que deu origem a uma grande quantidade de ilhas de origem vulcânica. Uma das ilhas vulcânicas mais famosas é o Havaí, situada sobre um Hot Spot, ponto intraplaca de temperatura anômala, que possui um dos vulcões mais ativos do Planeta, o Kilauea.






















Possui uma grande quantidade de atóis, sobretudo na região da Micronésia e da Polinésia. Os atóis são formações de recifes de corais desenvolvidos em formato circular no entorno de ilhas vulcânicas antigas, intensamente erodidas, criando lagoas rasas no meio do oceano. 

















Austrália: é a porção mais antiga da Oceania com uma altitude predominantemente baixa. O relevo australiano pode ser dividido em três partes: Cadeias montanhosas no leste (cordilheira Australiana ou Grande Cadeia Divisória), com o ponto mais alto do país, o Monte Kociusko (2.391 m); Planalto Ocidental -  terrenos cristalinos de baixas altitudes (600 m); Planícies e depressões centrais, compostas ao norte pela Grande Bacia Artesiana, onde está o lago Eyre, e atravessadas pelos rios Murray e Darling, os mais importantes da Austrália.
































Nova Zelândia :  composta por duas Ilhas principais - as Ilhas do Norte e do Sul. A primeira encontra-se no limite entre as placas do Pacífico e a Placa Indo-Australiana, sendo marcada pela alta atividade tectônica, responsável pela grande cadeia montanhosa presente na ilha — os Alpes, do Sul. Possui um relevo mais baixo na Ilha do Norte (monte Egmont, com 2.518 m, e vulcão Ruapehu, com 2.796 m). Na Ilha do Sul, os Alpes Neozelandeses destacam-se com altitudes superiores a 3 mil metros, incluindo o ponto mais alto do país, o monte Cook (3.784 m). As pequenas ilhas da Oceania são formadas por acumulação de corais ou têm origem vulcânica, fazendo parte do Círculo de Fogo do Pacífico.













Papua-Nova Guiné: situada no limite entre placas, possui uma importante área montanhosa que abrange o pico mais elevado de toda a Oceania, o Monte Wilhelm, que possui 4.509 m de altitude.














Micronésia e Polinésia: paisagens naturais vulcânicas, pois são cortadas pelo Cinturão de Fogo, uma zona de intensa atividade vulcânica e sísmica.

CLIMA

Zonas Climáticas:  o continente ocupa  a Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e a Zona Glacial Antártica) e a Zona Intertropical (entre os Trópicos de Capricórnio e o de Câncer). Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. 














Austrália: quente e seco em 60% do país, com pluviosidade abaixo de 500 mm anuais. Os seus maiores desertos são o Grande Deserto de Areia, o Gibson e o Grande Deserto de Vitória. Tropical (norte), mediterrâneo (sul) e subtropical (leste). 
Nova Zelândia:  o clima é influenciado pelo relevo e apresenta temperaturas mais baixas e chuvas bem distribuídas. 
Ilhas da Micronésia e da Melanésia: vigora um clima equatorial, sem grandes variações de temperatura durante o ano.
Polinésia: o clima é tropical, variando segundo a latitude. 

HIDROGRAFIA














A Oceania tem poucos rios importantes o que se deve em boa parte à pequena superfície das ilhas. Apesar da forte pluviosidade, os leitos dos rios não dispõem de extensão suficiente para formação de cursos significativos. A Austrália é pobre em rios, consequência do predomínio de climas áridos e semi-áridos. Na porção centro ocidental do país, os rios são temporários, como os tributários do lago Eyre, o maior dos variados lagos australianos. Merecem destaque o Murray e seu afluente Darling, na Austrália; o Waikato, na Nova Zelândia; e o Daru, o Fly, o Kikori, o Purari, o Ramu e o Sepik, em Papua Nova Guiné.

VEGETAÇÃO

A flora do continente tem alto índice de variedade, desde plantas xerófilas e algumas espécies tropicais. Por causa da extensão, a maior variedade está situada em território australiano. O eucalipto é considerado uma espécie destaque da região. O continente é conhecido por ter diversidade nas condições vegetais. Podem ser encontradas florestas tropicais úmidas, subtropicais, savanas, áridas e semiáridas.















No sudeste da Tasmânia, são encontradas palmeiras e outras espécies tropicais. As regiões ligadas ao mar trazem florestas imensas de carvalhos. Na parte interior do continente , existe maior presença vegetativa do tipo estepe, maior incidência de ervas e plantas com espinho.



















A Nova Zelândia na parte oeste da ilha, ainda restam espécies consideradas valiosas no mercado mundial de espécies exóticas. Alta incidência de planícies com pastos naturais e artificiais.

FAUNA
















A fauna da Oceania é caracterizada por uma grande variedade de espécies animais, porém os marsupiais se destacam. Na Austrália, há uma grande quantidade de Cangurus (animal símbolo do país). Outros animais típicos da Oceania são o coala, dingo, cacatua, diabo da tasmania, ornitorrinco, quivi, cisne negro, elefante marinho, kaluta e kowari.

Referências:
portaleducarbrasil.com.br
www.klick.com.br
meioambiente.culturamix.com
www.fcnoticias.com.br 

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Oceania - Aspectos Gerais

Localização: sua área estende-se pelos 4 hemisférios. Atravessada pela linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio. Devido à sua grande extensão de leste para oeste, abrange oito fusos horários, inclusive a linha que determina a mudança de data (Linha internacional de mudança de data).












Limites: geralmente, os peritos concordam que seu limite norte está marcado pelo Havaí, seu extremo leste pela Ilha de Páscoa, e seu limite oeste pelas ilhas de Palau e da Nova Guiné. O limite sul da Oceania inclui a Nova Zelândia e, na conta da maioria dos peritos, o continente da Austrália também.

















Subregiões da Oceania: a porção de ilhas que compõe a Oceania é regionalizada em Melanésia (“ilhas habitadas por negros”), Micronésia (“pequenas ilhas”)  e Polinésia (“muitas ilhas”). 

















Área total em km2: 8.480.355 km².(em área é o menor continente do mundo).
Maior país: Austrália.


Segundo maior país: Nova Zelândia.




















Menor país: Nauru



















Principais idiomas: o inglês é o idioma mais falado no continente seguido do francês e dos dialetos nativos (bislamá, chamorro, fidjiano,, gilbertês, maori, marquesano, marshalês, nauruano, palauense, Rapanui, taitiano, toquelauano)
Religiões principais: cristãos - católicos romanos (27%) e protestantes (24%).
Maiores cidades: Sidney, Melbourne e Brisbane (todas na Austrália)
















A Oceania é composta por 14 países e 25 dependências.
Austrália capital Canberra
Nova Zelândia capital Wellington.

Melanésia
Ilhas:
Luisíadas
Santa Cruz
Nova Caledônia capital Nouméa (território da França)
Ilhas do Almirantado
Países e capitais:
Ilhas Salomão - Honiara 
Vanuatu -  Porto Vila
Fiji - Suva
Papua Nova Guiné - Porto Moresby






















Micronésia:
Ilhas:
Guam ( território dos EUA)
Ilhas Marianas do Norte (território dos EUA)
Países e capitais:
Palau - Melequeoque
Arquipélago de Kiribati - Taraua
Federação dos Estados da Micronésia - Paliquir
Ilhas Marshall -  Majuro
NauruYaren





















Polinésia:
Ilhas:
Arquipélago do Havaí (estado americano)
Samoa Americana (território dos Estados Unidos)
Ilhas Cook (associadas à Nova Zelândia) 
Ilha de Páscoa (que pertence ao Chile)
Polinésia Francesa - coletividade ultramarina francesa formada pelas ilhas da Sociedade (que incluem o Taiti, Bora-Bora, as Marquesas, as Tuamotu, as Gambier e as ilhas Austrais) Wallis e Futuna (território francês)
Países e capitais:
Samoa - Apia
Tonga - Nucualofa
Tuvalu - Funafuti























Referências:
www.mundoeducacao.com
educacao.uol.com.br
www.portalbrasil.net
www.geografos.com.br
escola.britannica.com.br/

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ásia - Curiosidades

Países do continente asiático - Capitais, localização e bandeiras.

O continente asiático é composto por 45 países e 7 dependências.

Afeganistão – Cabul










Arábia Saudita – Riad












Azerbaijão - Baku












Bahrein – Manama













Bangladesh – Dacca

Brunei – Bandar Seri Bega











Butão – Timphu












Camboja – Phnom Penh











Cazaquistão – Astana











Catar – Doha












China – Pequim











Cingapura – Cidade de Cingapura











Coreia do Norte – Pyongyang












Coreia do Sul – Seul











Emirados Árabes Unidos – Abu Dhabi












Filipinas – Manila












Iêmen – Sana













Índia – Nova Délhi













Indonésia – Jacarta

Irã – Teerã











Iraque – Bagdá










Israel – Jerusalém











Japão – Tóquio












Jordânia – Amã












Kuwait – Cidade do Kuwait











Laos – Vietiane











Líbano – Beirute












Malásia – Kuala Lumpur











Maldivas – Male












Mianmar – Pyinmana











Mongólia – Ulan Bator












Nepal – Katmandu












Omã – Mascate












Paquistão – Islamabad










Quirguistão – Bishkek









Rússia (parte asiática) - Moscou










Síria – Damasco










Sri Lanka – Colombo












Tailândia – Bangcoc












Tadjiquistão – Muchambe













Territórios palestinos (lutam por se tornar um país)











Taiwan - Taipei










Timor Leste - Dili









Turcomenistão – Ashkhabad












Turquia (parte asiática) - Ancara











Uzbequistão – Tashkent











Vietnã – Hanói











Referências:
http://viagem.uol.com.br
http://pessoas.hsw.uol.com.br
http://www.embaixadadaindonesia.org
http://www.embaixadadaindonesia.org