segunda-feira, 28 de julho de 2025

Grécia Antiga

Grécia Antiga

Localização:  sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.


Períodos:

Período pré-homérico (2000-1100 a.C.): formação - civilizações - micênica e minoica. 

Período homérico (1100-800 a.C.): invasão dórica - ruralização, genos.

Período arcaico (800-500 a.C.): surgimento do alfabeto fonético e da pólis (modelo de cidade-estado adotado), aumento populacional.

Período clássico (500-338 a.C.): rivalidade Atenas X Esparta, desenvolvimento - florescimento da cultura. 

Período helenístico (338-136 a.C.):  "a Grécia foi conquistada pela Macedônia, iniciando-se a fase da difusão da cultura grega pelo Oriente. Seu fim ocorreu quando a Grécia converteu-se em um protetorado dos romanos."


Formação da Grécia

Os jônios, aqueus, eólios e dóricos são os povos indo-europeus que se estabeleceram na Grécia Continental e formaram o povo grego. 

Cretenses ou minoicos (2000 a.C até 1400 a.C): vieram da Ásia Menor e e estabeleceram-se na ilha de Creta no Mar Egeu até serem assimilados pelos micênicos após desastreas naturias e o uso excessivo do solo. Desenvolveram a agricultura e o comércio. 

Micênicos: autodenominados aqueus eram indo europeus que em 1.600 a.C. chegaram a Grécia e dominam o sul, Cíclades e a Ásia Menor. Absorveram as características culturais dos cretenses dando origem a civilização micênica. Dominavam técnicas de metalurgia e cerâmica, escreviam símbolos que representavam sílabas além de estabelecer laços comerciais com povos da região do Mediterrâneo. Com a invasão dos dóricos (também indo-europeu) em 1.200 a.C. , os micênicos entram em decadência e sua cultura é quase totalmente destruída.

Política

Em Atenas na Grécia surgiu a democracia, em praça pública os homens livres discutiam questões políticas. 

Anteriormente quem exercia o poder político e econômico em Atenas eram os "eupátridas" a aristocrácia oligárquica. A organização política foi modificada com a implantação da democracia, quando outras classes sociais visam participar da vida política. Com a revolta contra Hípias liderada por de Clístenes conhecido como "pai da democracia" em 510 a.C tem início a democracia em Atenas. Atenas passou a ter subdivições administrativas chamadas "demos" e o novo regime passou a chamar-se "demokratia". A democracia em era direta, ou seja todos os cidadãos  maiores de 18 anos (exceto mulheres, estrangeiros e escravos) participavam diretamente das questões políticas. através das Assembleias (Eclesia ou Assembleia do povo). Clístenes utilizou o trabalho de Drácon que tornou as leis de Atenas escritas e acessíveis a todos e de Sólon propôs a abolição da escravidão por dívidas e a criação do conselho de 400 membros para discutir as leis para iniciar as reformas de ordem política e social que fortaleceriam a democracia. Além disto criou o "ostracismo", exílio por 10 anos de todos que configurassem uma ameaça a democracia. Após Clístenes, Péricles continuou a melhorar as possibilidades para os menos favorecidos. Atenas ao ser derrotada por Esparta na Guerra do Peloponeso passa a entrar em declínio a democracia

 Democracia Grega e a Democracia Atual



O modelo democratico de Atenas influenciou várias sociedades. Neste modelo a participação dos cidadãos era direta na aprovação de lei e órgãos políticos.  

No modelo democrático atual todos os cidadãos maiores de 16 ou 18 anos podem votar e ocupar cargos públicos. Neste modelo a democracia é representativa, ou seja os cidadãos elegem seus representantes.

Sociedade




    Sociedade Ateniense

Cada cidade-estado grega (pólis) tinha sua própria organização social. 

Atenas: escravidão por dívidas ou vencidos em combate, os estrangeiros eram os metecos, e só era cidadão quem nascia na pólis.

Esparta: poucos escravos, mas tinham servos da pólis os hilotas.

Economia


A base da economia era a agricultura praticada nos vales férteis onde era cultivado o trigo, uvas, azeitonas, cereais, ervas e vegetais. A pecuária limitava-se a criação de cabras e ovelhas e era pouco desenvolvida pela falta de pastagens. No artesanato utilizavam couro, metal e tecidos - destaque para a produção de móveis, joias, cerâmicas, roupas e ânforas eram utilizadas para transportar perfumes, vinho e azeite. O vinho era utilizado na dieta, práticas sociais e religiosas, enquanto o azeite era utilizado na alimentação, iluminação e fabricação de perfumes. O comércio englobava o realizado dentro das cidades e ao longo do Mediterrâneo. O litoral recortado e as ilhas favorecia o comércio marítimo. Os principais produtos exportados eram o vinho, cerâmica e azeite e os principais pontos de comércio ficavam no Egito, Sicília, Ásia Menor, Mar Negro. As importações incluiam madeira, trigo, especiarias e linho. O "dracma" era a moeda utilizada nas trocas comerciais. Exploravam chumbo, prata e ferro com os quais produziam armas, ferramentas e produziam moedas. Construíram portos, estradas, teatros e templos.

Religião

Muito da cultura, mitologia e princípios da religiosidade dos gregos foi foi passado oralmente de geração á geração sendo registrado por dois autores Homero e Hesíodo.

Homero compôs dois poemas a Ilíada (que narra a Guerra de Troia) e a Odisseia (retorno de Odissei, Ulisses, á Ítaca após a Guerra de Toia) registrando parte destes mitos. Hesíodo escreveu os poemas Teogonia (surgimento do mundo e dos deuses) e Trabalhos e Dias (organização dos homens - trabalho, comércio, justiça e trata da vida do autor).

Eram politeístas, acreditavam em vários deuses. Os deuses tinham poder sobre o mundo influenciando a vida dos homens de forma positiva ou negativa. Eram imortais e semelhantes aos homens fisicamente e comportamentalmente, habitavam o Monte Olimpo.

Os gregos cultuavam os deuses no templos e dentro das casas fazendo orações, oferendas, sacrifícios  e festas para prosperidades e proteção, tendo cada cidade seu deus protetor.

Os templos abrigavam estátuas dos deuses, jogos como os Olímpicos em honra a Zeus eram organizados para homenagear os deuses. Para prever o futuro e a vontade das divindades os gregos possuiam oráculos onde pitonistas interpretavam sinais da natureza. Bastava acreditar nos deuses e participar dos rituais.

Além dos deuses, muitos adotados de outros povos, o panteão era composto de semideuses, heróis, ninfas e musas.

Principais deuses gregos:

Afrodite - deusa da beleza e do amor

Apolo - deus do Sol

Ares - deus da guerra

Ártemis - deusa da caça

Atena - deusa da sabedoria

Deméter - deus da terra fértil

Dionísio - deus da festa, do vinho e do prazer

Éos - deusa do amanhecer

Eros - deus do amor

Hades - deus do submundo

Hélios - deus do sol

Hermes - deus das comunicações e das viagens

Hera - deusa dos céus, maternidade e matrimônio

Héstia - deusa do fogo

Horas - deusa que representavam as estações do ano

Mnemósine - deusa da memória

Perséfone - rainha do submundo

Poseidon - deus dos mares

Selene - deusa da lua

Têmis - deusa das leis

Zeus - deus dos deuses

Principais heróis Gregos:

    Escultura dos Doze Trabalhos de Hércules

Belerofonte: matou a Quimera, terrível monstro que vomitava fogo.

Perseu: matou a Medusa, cujos olhos transformavam em estátuas de pedra todos aqueles que a encarassem. 

Teseu: libertou Atenas de um  tributo ao Rei Minos, de Creta.

Herácles: assassinou sua esposa, Mégara, e por isso recebeu doze difíceis tarefas. Após realizá-las libertou o titã Prometeu.

Agamenon: comandante da guerra de Troia

Aquiles: participou do cerco à cidade de Troia

Édipo: decifrou o enigma da esfinge

Atlanta: heroína que participou da caça ao javali de Caridon

Ajax: herói da guerra de Troia

Cadmo: que venceu o dragão que controlava a cidade de Tebas

Musas gregas


Clio: musa protetora e inspiradora da história.

Polímnia: musa da oratória e poesia sacra.

Urânia: musa da astronomia.

Erato: musa da poesia amorosa.

Euterpe: musa da música.

Calíope: musa da poesia épica e da eloquência.

Melpomene: musa da poesia trágica

Terpsícore: musa da dança e canto

Talia: musa da comédia e da poesia

Cultura

Arquitetura: templos simetria entre a entrada e os fundos do templo, utilização de colunas. Estilos arquitetônicos: coríntio (rico em detalhes), dórico (simples e maciço), jônico (luxuoso). Destaques : Templo de Ártemis, Acrópole de Atenas, Farol de Alexandria, Colosso de Rodes, estátua de Zeus. Principais artistas: Calícrates, Fídeas e Ictinos.



Literatura: destaque para o teatro (Aristófanes, Ésquilo, Eurípides, Sófocles), epopeias (Homero), poesia (Safo, Píndaro).

Pintura: harmonia - padrão figuras vermelhas e douradas e fundo negro ou branco; ou figuras negras e fundo vermelho. Destaque: Clítias, Exéquias e Sófilos.

Escultura: de deuses e de atletas com corpos repletos de detalhes (destaque para o movimento e as expressões faciais) - mármore e bronze. Exemplo: Vênus de Milo. Destaque: Lisipo, Miron, Policleto e Praxíteles.

Teatro: inicia com festas em honra a Dionísio. Explicavam as histórias através da apresentação dos atores e do coro tendo anfiteatros com acústica (apresentavam comédias e tragédias). Destaque: Choerilus, Phrynichus e Pratinas.

Ciência 














Filosofia: surgimento da filosofia, principais filosófos - Platão, Sócrates e Aristóteles. Racionalismo e lógica, escolas filosóficas gregas - escola jônica, pitagóricos, escola eleática, estoicismo, epicurismo, ceticismo.

Euclides: seus estudos sobre geometria plana ainda servem como base até hoje. 

Arquimedes: descobriu as razões entre os volumes de esferas e cilindros, calculou o valor do pi, estudou a energia e o movimento das coisas e os sistemas de alavancas e parafusos de água,

Aristarco: acreditava que embora a Terra girasse em torno do Sol, ela também girava em torno de seu próprio eixo. 

Hiparco: a duração do mês utilizada hoje é apenas um segundo diferente da duração do descoberto por ele.

Erastótenes: determinou que a circunferência (a distância ao redor) da Terra era de 45.500 quilômetros, o que é apenas 5.000 quilômetros a mais do que conhecemos hoje.

Educação














Na Grécia temos a formação de instituições educativas como o Liceu de Aristóteles, Academia de Platão, destaque para a retórica e da oratória.

Esportes



















Para os gregos era exaltado o corpo saudável. Para isto foram criados centros de treinamentos  ginásios e competições atléticas como os Jogos Olímpicos. Os Jogos Olímpicos eram um festival religioso e atlético realizado em Olímpia de 4 em 4 anos 

Esparta e Atenas

Acumularam poder econômico, militar e econômico, auge no período clássico. 
















Atenas no século VI a.C. desenvolveu o modelo que conhecemos hoje. O crescimento comercial que gereou riquezas também aumentou as tenções sociais. No século VI a.C. Sólon realizou uma série de reformas durante o período em que governou a cidade. Entre elas: dividiu os cidadãos em grupos conforme sua renda, permitiu que participassem das decisões administrativas através da Assembléia (mas não permitiu que todos participassem da Bulé- instituição acima da Assembléia), fim da escravidão por dívidas. Clístenes durante o seu governo aumentou a participação na Assembléia através da divisão da cidade por localidade. Assim surgiu a democracia, onde todo cidadão maior de 18 anos nascido em Atenas podia participar da Eclésia (Assembléia). Mas não era uma democracia plena pois excluia mulheres estrangeiros e escravos, prevalecendo ainda os interesses dos ricos.



Esparta: Sociedade militarizada. Uma pequena classe de guerreiros participava da política, explorava os periecos (camponeses) e os hilotas utilizando a violência para manter as demais classes dominadas.  Esta elite dedicava exclusivamente á vida militar que iniciava na infância e seguia por toda a vida. Dois reis governavam, a Gerúsia (conselho) cuidava das leis e o Eforato auxiliava nas decisões dos reis ( 5 membros eeitos pela Assembléia de guerreiros.

Embora fossem rivais uniram-se contra os persas.

Enfraquecimento da Grécia Antiga

A decadência grega iniciou nos séculos V e IV a.C, com as Guerras Médica e do Peloponeso mas também foi o período do apogeu intelectual e econômico (período clássico).

Guerras Médicas - em dois momentos gregos X persas. Os persas tentaram conquistar a Grécia porém Dário foi derrotado em 490 a.C. e Xerxes em 479 a.C. Atenas liderava a Liga de Delos (união das cidades-estado gregas) que derrotou os persas e sob a liderança de Péricles a cidade se desenvolveu culturalmente e politicamente.

Guerra do Peloponeso: Esparta temeu o crescimento de Atenas e organizou a Liga do Peloponeso (cidades-estado gregas contra a Liga de Delos). Três fases: 1ª 431 a.C. a 421 a.C. ; 2ª  415 a.C. a 413 a.C.; 3ª 412 a.C. a 404 a.C. . Atenas foi derrotada e Esparta se tornou a cidade grega dominante. Este conflito interno enfraqueceu as cidades-estado gregas, e Tebas substituiu Esparta













"O enfraquecimento dos gregos permitiu que os macedônios, um povo influenciado pela cultura grega, mas não reconhecidos como gregos, ganhassem força e conquistassem toda a Grécia em 338 a.C " liderados por Filipe II. Após a morte de Filipe II seu filho Alexandre assumiu seu posto. Alexandre, o Grande em 13 anos de reinado expandiu o império conquistando a Ásia Menor, Ásia Menor, a Palestina, a Judeia, a Síria, o Líbano, o Egito, partes da Líbia e das regiões fenícias, a Mesopotâmia, regiões da Báctria e Sogdiana, Pérsia e norte da Ìndia. O período helenístico caracteriza-se pela fusão das culturas locais com a helênica (grega) levada por Alexandre."Após a sua morte, o império macedônico foi dividido em diferentes partes, e, tempos depois, em 136 a.C., a região da Grécia foi assimilada pelos romanos."

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=H7tY0E7--GY

https://www.youtube.com/watch?v=Pbn-2Hsb9Io

https://www.youtube.com/watch?v=WCrGVW8_QZ4

Referências:

https://ensinarhistoria.com.br/a-beleza-na-grecia-antiga-e-hoje/

https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/olimpiadas.htm

https://www.nationalgeographic.pt/historia/paideia-a-educacao-na-grecia-antiga_3134

https://www.historyforkids.net/ancient-greek-science.html

https://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cultura_grega.htm

https://www.todamateria.com.br/arte-grega/

https://www.todamateria.com.br/deuses-gregos/

https://www.suapesquisa.com/grecia/economia_grecia_antiga.htm

https://nuthistoryblog.wordpress.com/2016/11/22/o-banquete-na-grecia-antiga/

https://www.trezetilias.sc.gov.br/uploads/sites/463/2021/12/1986352_Atividade_30___6_ano_HIST_Neiva.pdf

https://www.todamateria.com.br/grecia-antiga/

https://www.todamateria.com.br/grecia-antiga/

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/grecia-antiga.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/civilizacao-grega.htm

https://cdn.britannica.com/74/81874-050-D8E373B9/Toreador-Fresco-Crete-bull-Minoan-Knossos-people-c-1550-bce.jpg

https://www.todamateria.com.br/democracia-ateniense/

https://querobolsa.com.br/enem/historia-geral/atenas

https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2024/02/como-morreu-alexandre-o-grande