sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

África: Aspectos humanos

O deserto do Saara, uma formidável barreira natural, dividiu o continente, em termos étnico-culturais, em duas porções distintas:

















NORTE (DO MAR MEDITERRÂNEO ATÉ O SAARA) - a denominada África Branca, povoada basicamente por árabes, mouros e bérberes, de religião predominantemente islâmica.

CENTRO E SUL - área conhecida como África Negra, cuja população é composta por bantos, sudaneses, hotentotes (na Namíbia e no deserto do Kalahari), bosquímanos (no Saara) e pigmeus (moradores nas áreas florestais do rio Congo), a maioria seguidores de religiões animistas e ritos fetichistas. Devemos acrescentar que na extremidade setentrional moram minorias brancas de origem europeia (África do Sul, Zimbábue e Namíbia) e outras provenientes da Ásia, principalmente indianos e chineses, na África do Sul e Moçambique. 

Distribuição da População:


Países mais populosos: Nigéria, Egito, Etiópia, República Democrática do Congo e África do Sul.
Regiões que apresentam maiores densidades demográfica: vale fluvial e o delta dos rios Nilo e Níger, costa litorânea (solos férteis e boa incidência de chuvas)
Regiões da África que apresentam baixa densidade demográfica: áreas desérticas, como o deserto do Saara (África Islâmica), deserto da Namíbia e do Calaari e nas florestas do Congo (África Subsaariana). 
Países com população urbana numericamente superior à rural: Argélia, Líbia e Tunísia.

Sociedade:

















Grande parte da população africana é estruturada em clãs (primeira forma de organização social) e tribos (forma de organização social posterior aos clãs). O isolamento em que vivem explica a conservação de suas particularidades culturais. Grande parte da atividade cultural africana concentra-se na família e no grupo étnico. Com a intensificação do nacionalismo, a cultura tradicional africana teve recentemente um importante ressurgimento. A África subsaariana é a região mais pobre do planeta, com os piores indicadores socioeconômicos. Poucos países se enquadram no grupo médio de desenvolvimento humano (caso da Líbia), a maioria estão no grupo de baixo desenvolvimento humano.Os problemas sociais do continente têm se agravado nos últimos anos com a ocorrência de conflitos, guerras e a epidemia de Aids. No ranking do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela Organização das Nações Unidas, todos os países da África Subsaariana possuem IDH considerado baixo.



Números populacionais:

População:  1 bilhão e 33 milhões (maior taxa de crescimento demográfico do mundo)
Nações mais populosas respectivamente: Nigéria (174,5  milhões de habitantes), Egito (85,3 milhões), Etiópia (93,9 milhões) e República Democrática do Congo (75,5 milhões).
Densidade: 25,88 hab/km2 (2000) 
Índices de crescimento vegetativo: 2,5%
População urbana: 289.964.000 (37%) 
População rural: 493.731.000 (63%) 
Taxa de crescimento urbano (1995-2000): 4,3% 
Analfabetismo: 40,3% (2000) 
Taxa de natalidade: 4,4%
Taxa de mortalidade: (% hab): 2,2% 
Idade da população: 42% têm menos de 15 anos.

Principais grupos linguísticos:


Falam-se mais de mil línguas diferentes. 
Línguas mais faladas: árabes, suaíle e o hauçá. 
Principais famílias ou grupos idiomáticos: congo-cordofanês, o nilo-saariano, o camito-semítico ou afro-asiático e o das línguas khoisan.
Idiomas introduzidos pelos colonizadores europeus: inglês e o francês.

Religiões:


















15% dos povos africanos praticam religiões animistas ou locais que predomínam nos países ao sul do Saara e o islamismo predomina nas nações do norte. 
Importantes centros cristãos: a Etiópia (uma das nações cristãs mais antigas do mundo) e outros decorrentes da colonização europeia.

Etnias:

Grupos caucasóides: vivem principalmente na porção setentrional do continente, ao norte do deserto do Saara (denominada África Branca). São principalmente árabes, egípcios, bérberes, etíopes, tuaregues, judeus e descendentes de europeus (presentes também, na África do Sul - maioria originários das Ilhas Britânicas e dos Países Baixos).


Grupos negróides (70% da população africana).: grande variedade, diferenciam-se entre si pelo aspecto físico, diferenças culturais (religiões que professam e línguas que falam) e vivem predominantemente ao sul do Saara (África Negra). Os grupos mais importantes são: sudaneses, bantos, nilóticos, pigmeus, bosquímanos e hotentotes.
África meridional: vivem 5 milhões de brancos de origem européia. Concentração de povos khoisan, san (bosquímanos) e khoikhoi (hotentotes). Pigmeus na bacia do rio Congo e na Tanzânia. 

Referências:
www.dhnet.org.br
www.mundodigital.unesp.br
www.brasilescola.com
www.arteafricana.usp.br
www.sogeografia.com.br

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

África - Aspectos naturais

RELEVO:



















Bastante antigo - passou por grandes processos erosivos ao longo do tempo. Predomínio - planalto de forma aplainada devido os processos erosivos. 
Litoral: 27 mil quilômetros de extensão e nesse praticamente não existe acidentes geográficos.Norte - mar mediterrâneo, a costa sul-africana é banhada a leste pelas águas do Oceano Índico e a oeste pelas águas do Oceano Atlântico. 
Penínsulas: o litoral pouco recortado não favorece o surgimento de portos naturais ou penínsulas.
Paralelos e meridianos: cortado pelo paralelo do Equador na parte central, 75% do território situa-se entre os trópicos de Câncer e Capricórnio e o meridiano de Greenwich o atravessa a oeste.
Limites: ao norte o continente é delimitado pelo Mar Mediterrâneo, na costa ocidental encontra-se o Oceano Atlântico, na costa oriental o Oceano Índico e o Istmo de Suez que a liga com a Ásia e, ao sul com os Oceanos Atlântico e Índico.
Ilhas: Madagascar, Reunião, Maurício, Cabo Verde, Seychelles, Canárias e Madeira.
Falha tectônica: desde o norte da Etiópia até o sul de Moçambique, corre o Grande Rift Valley, uma série de desníveis provocada por uma enorme falha tectônica. Em algumas áreas das encostas íngremes do Rift Valley aparecem as montanhas Ruwenzori na África Central e numerosos vulcões, incluindo os dois maiores picos da África, o Kilimanjaro, na Tanzânia (5.895 m), e o Monte Quênia, no Quênia (5.199 m). Ao longo das bordas do planalto leste e litoral sudeste, uma série de escarpas é encontrada.  A mais alta, atingindo 3.350 metros, é a Drakensberg, na África do Sul. 
Montanhas:  destaque - cadeia do Atlas (noroeste), de origem terciária, e a cadeia Drakensberg (sul), de origem mais antiga (Paleozóico).
Planaltos: destaques - planalto da Etiópia, dos Grandes Lagos (onde estão o monte Kilimanjaro - 5.895 m e o monte Quênia  - 5.211 m), na região oriental, e o maciço de Adamaouá (onde está o monte Camarões - 4.094 m), no lado ocidental.
Planícies:  planícies costeiras como as do Níger e do Congo.
Maciços:  Maciço da África Centro-Oriental: conjunto de montanhas que se formou por meio de erupções vulcânicas, esse tipo de relevo apresenta-se desde a Somália até a Tanzânia, adjacente ao Oceano Índico; Maciço da África Centro-Ocidental: corresponde a um conjunto de montanhas estabelecido na costa atlântica no qual se destacam o Fouta, Djalon, Maciço de Camarões (não  ultrapassam os 2,5 mil metros de altitudes).

Hidrografia 





























Bacias hidrográficas: destaque as dos rios - Nilo, Congo, Chade, Níger, Zambeze, Limpopo, Cubango e Orange.
Lagos: Vitória - maior do continente, banha os territórios da Tanzânia, Quênia e Uganda; Tangancia - banha as nações do Burundi, Tanzânia, Zâmbia e a República Democrática do Congo, é um dos mais profundos do mundo com cerca de 1.435 metros; Niassa - ocupa áreas em países como Malavi, Tanzânia e Moçambique; Turkana -de água salgada que abrange o território do Quênia e Etiópia; Alberto - localizado ao norte do continente onde estão situadas áreas dos países de Uganda e a República Democrática do Congo. 
Rios: Nilo - segundo maior em extensão no mundo, com 6. 695 km, e primeiro no Continente Africano; Níger possui 4.184 km de extensão, nasce no leste da África e corta Mali, Níger e Nigéria;  Zambeze - sua nascente está localizada no Zâmbia e percorre as terras de Moçambique até atingir o Oceano Índico; Congo-Zaire -  possui 4.600 quilômetros que nasce no Zâmbia e corta a República Democrática do Congo e deságua no Golfo da Guiné. 

Clima 





























O clima  oscila desde intertropical, mediterrâneo e semi-árido. Grande parte do território está situada geograficamente na zona intertropical da Terra e recebe uma enorme quantidade de calor,  as temperaturas anuais são sempre acima dos 20ºC. As cadeias de montanhas impedem que massas de ar ingressem no interior alterando a configuração do clima. Disparidade quanto à incidência de chuvas no continente, enquanto existem elevados índices pluviométricos nas áreas intertropicais, outras convivem com ausência desse fenômeno natural, como no caso dos desertos. 
Clima equatorial: ocorre principalmente na parte central do continente, com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC, e chuvas entre 2.000 e 3.000 mm ao ano. 
Clima tropical: predomina em áreas ao redor das florestas equatoriais, as temperaturas anuais giram em torno de 22ºC e 25ºC e chuvas entre 1.200 e 1.400 mm ao ano. 
Clima desértico: ocorre no deserto do Saara, no norte do continente, e também nos desertos do Namíbia e Calaari. 
O clima subtropical predomina em áreas restritas do continente, nas faixas do extremo norte e sul, as temperaturas variam entre 15ºC e 20°C ao ano. 

Vegetação 





























Florestas equatoriais : ocorrem nas baixas latitudes, compreendendo a parte centro-ocidental da África. Como estão em áreas quentes e úmidas, possuem folhas largas (latifoliadas) e sempre verdes (perenes). As árvores podem ter até 60 m. Apresentam grande variedade de espécies (floresta heterogênea). Os solos em geral são pobres. São conhecidas como autofágicas (que se alimentam de si mesmas) em função da grande quantidade de húmus proveniente das folhas, galhos e troncos.
















Savanas: aparecem na faixa intertropical em locais onde ocorre uma estação seca (inverno), impedindo o aparecimento de florestas. Encontradas no centro da África. Têm plantas rasteiras (herbáceas), intercaladas por árvores de pequeno porte. No período de seca, as folhas caem para evitar a evaporação. 
















Desertos: nas áreas desérticas (como no Saara, Kalaari e Namíbia)  não há vegetação permanente. Em alguns locais, surge uma "erva rasteira" após as chuvas. 


















Nas regiões onde aflora o lençol freático (lençol subterrâneo de água) podem surgir oásis, com palmeiras (tamareiras). 













Fauna:





























A África presente duas zonas zoologiques distintas: a zona do norte e noroeste (compreendendo o Sara) e a zona etíope (englobando toda a África subsariana). 
Norte do Sara: encontram-se carneiros, cabras, cavalos e os camelos.  No Sara, encontra-se Fennecs, lebres, gazelas e gerboises (um pequeno roedor que desloca-se por saltos).
Zona etíope:  antílopes, zebras, girafas, búfalos, os elefantes da África, os rinocerontes e diferentes macacos. O gorila o maior macaco do mundo, está via de desaparecimento, habita as florestas de montanha da África equatorial (Ruanda, República democrática do Congo). Encontram-se lêmures em Madagáscar. Animais carnívoros:  leão,  leopardo, guepardo, hiena, chacal e o mangusto.
Pássaros: a galinha-do-mato é um dos mais caçados. Grande número de pássaros aquáticos como pelicanos, garça-real gigante, os flamingos e as cegonhas. Ibis encontra-se na região Nilo e a avestruz vive no leste e o Sul da África.
Répteis  lagartos, crocodilos e tartarugas. Várias serpentes venenosas como a mamba. Entre as serpentes que asfixiam a sua presa figuram as pythons, na principalmente África ocidental. 
Peixes: mais de 2.000 espécies. 
Insetos: as formigas migratórias, cupins, gafanhotos migratórios e as moscas tsé-tsé (transmitem a doença do sono aos homens e os animais). 





























Referências:
www.todamateria.com.br
www.algosobre.com.br
www.escolafree.com
escoladigital.org.br
educacao.globo.com

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

África - Aspectos Gerais










Localização: hemisfério norte e hemisfério sul.
Área total em km2: 30,33 milhões (19% das terras emersas do planeta).
Limites: paralelo 37º norte (cabo Bon na Tunísia); mar Mediterrâneo (N); mar Vermelho (NE); oceano Índico (L) e Paralelo 38º8' sul no oceano Atlântico (S, O e NO).





















Problemas africanos: fome, epidemias (a AIDS é a principal) e os conflitos étnicos armados (alguns países vivem em processo de guerra civil).
Analfabetismo: 40%. 
Maior país: Argélia




















Maiores cidades (pela ordem): Lagos (Nigéria), Kinshasa (República Democrática do Congo), Cairo (Egito), Abadan (Nigéria), Abidjã (Costa do Marfim), Johannesburg (África do Sul), Cidade do Cabo (África do Sul), Giza (Egito), Adis-Abeba (Etiópia), Casablanca (Marrocos), Nairobi (Quênia), Dar es Salaam (Tanzânia), Luanda (Angola), Dacar (Senegal), Omburman (Sudão), Acra (Gana), Cartum (Sudão) e Benin City (Nigéria).
Menor país: Seicheles




















Línguas: inglês, francês, árabe, português e as línguas africanas.
Religiões: muçulmana (cerca de 40%) e católica romana (15%) e seguidores de diversos cultos africanos.




















Subdivisão do continente (cultural) : a África Mediterrânea e a África Subsaariana.


















Regiões de acordo com características geográficas e demográficas: a África Oriental, África Ocidental, África Setentrional, África Central e África Meridional.



















Países da África e suas capitais (54):

África do Sul - Pretória (executiva) / Bloemfontein (judiciária) / Cidade do Cabo (legislativa) 
Angola - Luanda
Argélia - Argel
Benim - Porto-Novo (constitucional) / Cotonu (sede do governo)
Botswana - Gaborone 
Burkina Faso - Ouagadougou
Burundi - Bujumbura
Cabo Verde - Praia
Camarões - Yaoundé
Chade - N'Djamena
Comores - Moroni
Costa do Marfim - Abidjan 
Djibouti - Djibouti
Egito - Cairo
Eritreia - Asmara
Etiópia - Adis-Abeba
Gabão - Libreville
Gana - Acra
Guiné - Conacri
Guiné Equatorial - Malabo
Guiné-Bissau - Bissau
Gâmbia - Banjul
Lesoto - Maseru
Libéria - Monróvia
Líbia - Trípoli
Madagáscar - Antananarivo
Malawi - Lilongwe
Mali - Bamako
Marrocos - Rabat
Mauritânia - Nouakchott
Maurícia - Port Louis
Moçambique - Maputo
Namíbia - Windhoek
Nigéria - Abuja
Níger - Niamey
Quénia - Nairobi
República Centro-Africana - Bangui
República Democrática do Congo - Kinshasa
República do Congo - Brazzaville
Ruanda - Kigali
Senegal - Dakar
Serra Leoa - Freetown
Seychelles - Victoria
Somália - Mogadíscio
Suazilândia - Lobamba (real e legislativa) / Mbabane (administrativa)
Sudão - Cartum
Sudão do Sul - Juba
São Tomé e Príncipe - São Tomé
Tanzânia - Dar es Salaam (administrativa) / Dodoma (oficial)
Togo - Lomé
Tunísia - Tunis
Uganda - Kampala
Zâmbia - Lusaka
Zimbabwe - Harare 



Estados não reconhecidos ou em disputa:

Saara Ocidental (República Democrática Árabe Saariana)
Somalilândia

Dependências:

 Noruega - Ilha Bouvet (normalmente considerada ilha da Antárctida)
 Reino Unido - Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha

Outros territórios

Há ainda territórios pertencentes a países (ou territórios dependentes) de outros continentes, não constituindo dependências:
Portugal - Madeira, Porto Santo, Desertas, Selvagens.
Espanha - Ilha de Alborão, Penedo de Alhucemas, Ilhas Canárias, Ceuta, Ilhas Chafarinas, Melilha, Ilha de Perejil, Penedo de Vélez de la Gomera.
França - Maiote, Reunião.
Itália - Bassas da Índia, Ilha Europa, Ilhas Gloriosas, Ilha de João da Nova, Ilha Tromelin.

Referências:
globalizacaounesp.wordpress.com
www.pordentrodaafrica.com
www.un.org
mapasinteractivos.didactalia.net

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Oceania - Curiosidades

Países do continente Oceania  - Capitais, localização e bandeiras.

A Oceania é composta por 14 países e 24 dependências.

Países:
Austrália - Camberra








Fiji - Suva













Ilhas Marshall - Majuro









Ilhas Salomão - Honiara









Kiribati - Taraua










Estados Federados da Micronésia  - Paliquir









Nauru - Yaren

Nova Zelândia - Wellington










Palau - Melequeoque


Papua Nova Guiné - Porto Moresby




Samoa - Apia










Tonga - Nucualofa





Tuvalu - Funafuti

Vanuatu - Porto Vila





Territórios dos Estados Unidos:

Atol Johnston











Atol Palmyra







Guam











Havaí / ex-Ilhas Sandwich (Ilhas Midway e Ilha Wake)





Ilha Baker (Howland e Jarvis bandeira não oficial).

Ilha Howland












Ilha Jarvis












Ilhas Marianas do Norte ou Setentrionais












Recife  Kingman












Samoa Americana


Território do Reino Unido:

Ilhas Pitcairn








Territórios da França:

Nova Caledônia











Polinésia Francesa (Taiti, Bora Bora etc.)






Wallis e Futuna (Alo, Sigave e Uvea)


Terra Adélia (dep. França)







Territórios da Micronésia

Ilhas Carolinas (dep. Micronésia)











Territórios autralianos:

Território Antártico Australiano (dep. Austrália)









Ilhas Cocos - Keeling



Ilha Christmas








Ilha Norfolk













Territórios da Nova Zelândia:

Dependência de Ross (dep. Nova Zelândia)








Ilhas Cook - Aitutaki



Niue - Alofi








Toquelau



Referências:
mapasinteractivos.didactalia.net
portal.ehawaii.gov
g1.globo.com
www.geografia7.com